Uma reportagem bem intencionada.
Não chega a ser uma aula de Yoga avançada, sim, porém, Praanaayaama (Prānāyāma) não é para quem fez apenas a prática da aula experimental.
O programa todo, 'Medicina das Emoções', é interessate, fala sobre o órgão de choque (aquela víscera ou órgão que recebe sempre o impacto da nossa ansiedade e fica 'bolada', ou sobrecarregada e te faz sentir dor. Não confundir com processo de expurgação, sim?)
A dor, o sinal do corpo, é um sinal de que a alma está de fora. O médico psiquiatra José Lorenzato, da UFMG explica como a meditação é uma técnica eficaz que re-anima (literalmente, traz a alma - ânima - de volta) os seres humanos.(Não chorem, temos clipado em DVD o exercício proposto pelo doutor.)
Então, Hatha Yoga, que reúne aasanas (que acendemo sentido do eu-mesmo, propriocepção), praanaayaamas e meditação é um belo pacote de auto-cuidado, de auto-preservação, de sintonia consigo mesmo e a partir daí, de harmonia em direção ao Todo.
Praticamos para deixarmos de estar desalmados, voltarmos a ser sensíveis, percebermos mais de perto a alegria e a dor (aviso da Natureza que estamos fora do compasso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário