Por que comigo?

Comecei a praticar em 2002, com 36 anos de idade, era totalmente sedentária, apresentava LER nos pulsos, tinha crises de ciático, alergias e uma TPM infernal.
Sou um exemplo dos benefícios que a prática regular do Hatha Yoga pode trazer para a saúde integral (corpo+emoção+ mente=corponectivo) de qualquer pessoa.
Sou um bom exemplo da regra que a prática do Hatha Yoga é acessível para qualquer ser humano.

Já pratiquei diferentes métodos de Hatha Yoga, técnicas de fortalecimento e consciência corporal, estilos e técnicas de dança.
Hatha Yoga ( Clássico, Asthanga Vinyasa e Iyengar ),
Pilates, Feldenkrais,
dança moderna ( Graham ), dança contemporânea, danças circulares, dança clássica indiana ( Odissi e Kathak ), dança árabe e Flamenco.

Tenho formação em Hatha Yoga Clássico e método Iyengar e em educação somática e reeducação postural
( BMC, Sistema Laban-Bartenieff, Escola do Movimento de Ivaldo Bertazzo ), e conhecimentos de anatomia, cinesiologia e biomecânica do corpo e da voz.

Tenho um pé firme na tradição,
fundamento as aulas no Ashtanga Yoga ou Yoga Sutras de Patañjali. Ofereço oportunidades para que cada praticante conheça a seu tempo cada uma das oito partes do Yoga destacadas por Patañjali (Yaamas, Niyaamas, Aasanas, Praanaayaamas, Pratyahara, Dhaarana, Dhyana, Samadhi). Como o foco é Hatha (forte, vigoroso) Yoga, a ênfase está na prática de aasanas, mas os exercícios respiratórios, as práticas de concentração, contemplativas e meditativas também tem seu momento durante as aulas.

Privilegio o uso do método Iyengar,
por ser, dentro de minha percepção/perguntação/experimentação cotidiana, o método de prática de Hatha Yoga mais seguro e mais rápido em termos de resultados ( cerca de 10 vezes mais rápido de o Hatha Yoga clássico, por exemplo, desde que a pessoa compareça regularmente às aulas, claro. ) efetivos na recuperação e manutenção da saúde ( Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças, OMS 2002 ).

As aulas são laicas, não incluo costumes relacionados com a religião Hinduísta.

Não repito conteúdo de aula,
embora existam sequencias de asanas consagradas, prefiro surpreender: cada aula tem um conteúdo diferente, não há repetição da mesma sequencia de exercícios (físicos, respiratórios, de concentração, meditação) de uma aula em outra aula. Cada vez, é uma aula nova e dinâmica.

É uma atividade física mentalmente desafiadora.

Tenho experiência em lidar com diferentes pessoas.
Já lecionei para deficientes físicos, auditivos, visuais, gestantes, idosos, crianças, o que permite uma grande flexibilidade para me relacionar com todos.

Tenho o 'pé no chão'.
Sou a pessoa mais ver para crer que conheço, fui educada no rigor do estilo científico cartesiano: não acredito em superstições, crendices e dogmas; não acredito somente de ouvir falar ou porque alguém me contou que é assim, ou porque existe uma mística a respeito. Pesquiso, experimento, pratico antes de expressar qualquer opinião, o que é explicitamente recomendado por Patânjali no Yoga Sutras.
Não é necessário ter fé ou crenças específicas para colher os resultados do Hatha Yoga: basta praticar os exercícios (aasanas=posturas+ praanaayaamas=exercícios respiratórios+ kriyas=exercícios de limpeza de órgãos sensoriais) regularmente com empenho, com afinco, com atenção.