O Método Iyengar e outras coisinhas...

Método inovador desenvolvido ao longo de mais de 6 décadas de pesquisa e prática diária por B.K.S. Iyengar, um dos grandes mestres contemporâneos de Hatha Yoga, a partir do aprendizado com Krishnamacharya, que renova e amplia a prática de asanas (posturas) e pranayamas (exercícios de respiração). É uma das práticas mais difundidas em todo o mundo.
B. K. S. Iyengar (1966)
O método se destaca pela precisão na prática e no ensino das posturas, com foco nos movimentos (ações externas) e nas atitudes (ações internas), que desenvolvem no praticante uma inteligência refinada nos ossos, músculos, órgãos internos e pele, com efeitos tanto na musculatura esquelética superficial e profunda quanto nas articulações (recuperação do espaço e re-estruturação). O correto sequenciamento dos movimentos, das atitudes e da respiração se torna simples e claro agregando técnicas de educação somática oferecidas pelo Sistema Laban-Bartenieff, Escola Bertazzo de MovimentoTécnica de Klauss Vianna. Este trabalho focado na qualidade da prática das posturas faz com que cada parte do corpo seja conscientemente colocada em sua posição correta, equilibrando contração e alongamento de músculos durante a permanência no asana. O uso de todas estas ferramentas de aprendizado em conjunto produz resultados perceptíveis e palpáveis rapidamente.


Uma outra característica é de acessórios como blocos, almofadões, cintos, apoios diversos (cadeiras, bancos, parede, cordas na parede, etc.) Esses objetos oferecem inúmeras possibilidades de variação nas posturas e permitem democratizar a prática de aasanas equiparando as diferenças de força, equilíbrio, alongamento e condicionamento físico entre os diferentes alunos, além de intensificarem ou facilitarem as posturas, promovendo a restauração da energia vital e facilitando a atenção plena durante a permanência nas posturas(aasanas).


O método Iyengar não usa compensações ou relaxamento depois da permanência em cada postura: as posturas são encadeadas e uma postura otimiza a postura seguinte; e o relaxamento é alcançado através da habilidade de praticar uma seqüência de posturas com vigor e atenção, mantendo calma e tranqüilidade. O relaxamento é feito ao final da prática, de maneira profunda, revigorando todo o corpo e tranquilizando a mente, e facilitando a meditação.

O método proporciona ao praticante a conquista de um alinhamento anatomicamente preciso, desenvolvendo força, flexibilidade, equilíbrio, resistência e consciência. Regulariza o metabolismo e os sistemas endócrino, nervoso e imunológico, além de disciplinar a mente, trazendo atenção plena,foco aos pensamentos, e poder nas ações.