Método inovador desenvolvido ao longo de mais de 6 décadas de pesquisa e prática diária por B.K.S. Iyengar, um dos grandes mestres contemporâneos de Hatha Yoga, a partir do aprendizado com Krishnamacharya, que renova e amplia a prática de asanas (posturas) e pranayamas (exercícios de respiração). É uma das práticas mais difundidas em todo o mundo.
B. K. S. Iyengar (1966) |
O método se destaca pela precisão na prática e no ensino das posturas, com foco nos movimentos (ações externas) e nas atitudes (ações internas), que desenvolvem no praticante uma inteligência refinada nos ossos, músculos, órgãos internos e pele, com efeitos tanto na musculatura esquelética superficial e profunda quanto nas articulações (recuperação do espaço e re-estruturação). O correto sequenciamento dos movimentos, das atitudes e da respiração se torna simples e claro agregando técnicas de educação somática oferecidas pelo Sistema Laban-Bartenieff, Escola Bertazzo de Movimento e Técnica de Klauss Vianna. Este trabalho focado na qualidade da prática das posturas faz com que cada parte do corpo seja conscientemente colocada em sua posição correta, equilibrando contração e alongamento de músculos durante a permanência no asana. O uso de todas estas ferramentas de aprendizado em conjunto produz resultados perceptíveis e palpáveis rapidamente.
Uma outra característica é de acessórios como blocos, almofadões, cintos, apoios diversos (cadeiras, bancos, parede, cordas na parede, etc.) Esses objetos oferecem inúmeras possibilidades de variação nas posturas e permitem democratizar a prática de aasanas equiparando as diferenças de força, equilíbrio, alongamento e condicionamento físico entre os diferentes alunos, além de intensificarem ou facilitarem as posturas, promovendo a restauração da energia vital e facilitando a atenção plena durante a permanência nas posturas(aasanas).
O método Iyengar não usa compensações ou relaxamento depois da permanência em cada postura: as posturas são encadeadas e uma postura otimiza a postura seguinte; e o relaxamento é alcançado através da habilidade de praticar uma seqüência de posturas com vigor e atenção, mantendo calma e tranqüilidade. O relaxamento é feito ao final da prática, de maneira profunda, revigorando todo o corpo e tranquilizando a mente, e facilitando a meditação.
O método proporciona ao praticante a conquista de um alinhamento anatomicamente preciso, desenvolvendo força, flexibilidade, equilíbrio, resistência e consciência. Regulariza o metabolismo e os sistemas endócrino, nervoso e imunológico, além de disciplinar a mente, trazendo atenção plena,foco aos pensamentos, e poder nas ações.