20090817

Mente e Cérebro, no ocidente - Ansiedade



No Ocidente, a mente é um produto do cérebro.

Até há bem pouco tempo, se acreditava que todas as células nervosas estavam restritas ao sistema nervoso [central(= cérebro ou encéfalo + medula espinhal) + periférico (= nervos cranianos e raquidianos)].

As pesquisas recentes demonstram que células nervosas também podem ser encontradas nos intestinos (responsáveis pela produção majoritária da serotonina no organismo humano), e no plexo cardíaco. O que pode, no futuro, comprovar cientificamente a existência de uma inteligência corporal, que chamamos comumente de intuição.

A mente, segundo a concepção científica ocidental é um produto do encéfalo/cérebro influenciada por fatores genéticos (os genes que recebemos de nossos pais), do meio (alimentação, fatores ambientais) e de educação/condicionamento.

A mente 'gosta' de manter padrões de comportamento.

Quando algo escapa, foge do padrão, a mente tende a enxergar essa mudança como uma ameaça e se acelera, gerando um padrão que é refletido em todo o corpo como um mecanismo de atacar ou fugir. Como geralmente a ameaça é irreal, ou estamos presos à condicionamentos sociais que nos impedem de ir às vias de fato, não há oportunidade de fazer uso da preparação do corpo para lutar ou fugir e ficamos com o corpo cheio de todos os neurotransmissores e (neuro)hormônios aceleradores.

A ativação constante desse mecanismo de ataque ou fuga mantém o organismo inundado de substâncias aceleradoras e pode levar a um estado permanente de ansiedade(= medo 'pequenininho').

Nenhum comentário:

Postar um comentário