20100301

Holi



O festival de Holi sinaliza a mudança de época que marca o advento da primavera.
É uma ocasião para esquecer todas as diferenças de casta e credo e compartilhar sentimentos de amor mútuo e boa vontade. As pessoas celebram Holi colorindo os outros com as cores de sua escolha, e assim superar as diferenças de seus corações e tornar-se mais próximo do outro.

Há varias maneiras de comemorar o Holi : jogando água ou pó colorido uns nos outros, dançando músicas tradicionais do festival de Holi, com batidas rítmicas do tambor e procissões freéticas. Outra marca de Holi é distribuir diversos tipos de doces são feitos entre amigos e familiares. Basicamente Holi é o único festival onde as pessoas podem escapar das rígidas convenções sociais de um sistema de castas, brincar uns com os outros, e comer e divertir-se com a manutenção do amor e respeito. Holi trás a alegria e juventude de volta.

Holi é um antigo festival da Índia e era originalmente conhecida como ' Holika’. Sua origem está ligada com a história de Prahlada, o filho do malvado rei Hiranyakashyap. Prahlad era um devoto do Senhor Vishnu, enquanto seu pai odiava Vishnu. O rei Hiranyakashyap obriga a todos a adorar seu ídolo, ignorando Vishnu, e quem fosse contra suas ordens seria morto. Ele se esforçou para matar seu filho Prahlad , mas toda vez Vishnu salvou. Depois de várias tentativas mal sicedidas de matar o filho Prahlad, Hiranyakashyap foi até sua irmã Holika, que tinha opoder de permanecer incólume dentro do fogo, e pediu a ela para segurar Prahlad e sentar-se no fogo. Ela consentiu o pedido de seu irmão. No entanto, foi Holika que acabou queimada e transformada em cinzas, enquanto Prahlad escapou inteiro do fogo. Desse momento em diante Holi é comemorado como a festa da vitória do bem sobre o mal.

As cores falsas deste mundo transitório cobrem todos os sentidos, o corpo e a mente. Com o passar do tempo, elas desbotam ou se tornam desinteressantes. Mas mesmo a menor cor da iluminação, infunde um esclarecimento para sempre. Mesmo a morte não é possível removê-lo. É esta a cor da devoção e da iluminação que devemos incutir em nossa vida, por ocasião do Holi. Holi é um festival de cores. É um elixir que rejuvenesce o empenho e anseios de um aspirante. Ele também se espalha a mensagem do amor mútuo na sociedade.

A pilha de madeira queimada na véspera de Holi é um símbolo da fraqueza e das paixões que dominam nossas mentes e a luz da fogueira um farol que nos guia na direção das virtudes que desejamos cultivar.

O significado literal de Holi é 'coisa do passado' (bygone) (ho li). Isso significa que o festival de Holi ensina-nos a esquecer o passado. Seja qual for que aconteceu é passado. Esqueça. Se você guarda elogios, tudo bem, se você guarda ofensas, tudo bem, está tudo acabado agora. Mergulhe no contentamento.

O festival de Holi sugere que também nós devemos enfrentar os obstáculos vindo em nossa direção com coragem, determinação, confiança, foco e serenidade.

Holi é tido como um dos festivais mais piedosos que caracterizam a cultura indiana. Ele nos oferece uma excelente oportunidade para esquecer as diferenças ilusória de superioridade e inferioridade, meu e seu. É uma ocasião para abandonar os vícios e características ruins, e despertar nossa consciência/pessoa verdadeira, de sentir e perceber a bem-aventurança e a verdadeira felicidade que brotam da espontaneidade, simplicidade e da não centralização no ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário