20100624

Relaxado, porém alerta



"Para a maioria de nós, a experiência de relaxamento profundo é desprovida de conscientização e, na melhor das hipóteses, é insípida e onírica. E o auge do estado de alerta significa exatamente o oposto do estado relaxado, e, em tal circunstância, sentimos tensão física e mental. Ambos esses extremos estão longe do calmo deleite relaxado, porém alerta, do equilíbrio meditativo. Uma clássica analogia fala da afinação de um instrumento musical de cordas: se as cordas estão muito apertadas ou frouxas demais, a sonoridade não é muito agradável. De maneira semelhante, para encontrar as notas harmoniosas na meditação é necessário encontrar um equilíbrio dinâmico entre estar excessivamente alerta e excessivamente relaxado. O primeiro extremo gera tensão física e mental e consequentemente resulta em distração. O outro extremo do contínuo gera embotamento e peso, o que em geral provoca sono.

Especialmente no começo, grande parte de sua sessão poderá ser consumida buscando esse equilíbrio, trazendo a mente de volta de um torpor distraído ou embotamento para um estado de vigilância relaxada. No devido tempo, você se familiarizará com esse estado de ser. Durante as sessões de meditação, você será capaz de estar profundamente relaxado e extremamente lúcido ao mesmo tempo e, na vida cotidiana, descobrirá que sua visão de como as coisas são está menos condicionada e obstruída. Com essa compreensão aprofundada, você estará mais capacitado para optimizar suas respostas frente aos desafios e oportunidades de cada momento, com atitudes, palavras e ações mais criativas e compassivas."

Agora substitua  as palavras 'sessão' por 'prática' e 'meditação' por 'āsana'.

Do livro 'O Poder da Meditação', de Joel e Michelle Levey, pag.51 e 52.

2 comentários:

  1. Jorge,

    usamos este texto outro dia, no início da parte prática da aula.

    Ele deixa claro a dificuldade (inicial?) que algumas pessoas manifestam de ficar alertas e sem tensão nos minutos iniciais da prática, enquanto afinamos o corpo, preparamos o corpo-psiquê-mente para permanecermos alertas durante toda a prática.

    Essa preparação é importante.
    Essa preparação é a semente.
    Se a semente é fraca, a planta é fraca.
    Se a semente é hatha (forte), a planta é hatha (forte).
    A preparação conscienciosa resulta em prática esclarecedora, sem necessidades de explicações verbais e racionalizadas.

    BeijOM,

    ResponderExcluir