20110824

Sem arrependimentos

Programa entrevista o cantor de mantras americano Krishna Das - CBN

Krishna Das 'está' cantor de mantras e kirtans.

Kirtans são canções onde há um 'perguntador' e respondedor(es), formalmente o segundo repete o que o primeiro canta, prestando atenção para imitar o ritmo e melodia (duração e altura dos sons).
[O sapateado Flamenco tem disso, de perguntar e responder... é kirtan feito com o coração pelos pés.]

Mantras são ferramentas (tra= sufixo que sugere instrumentalidade) para o pensamento (man).

'Em contextos yogues, mantra significa fonemas numinosos com significados que podem ou não ter um sentido comunicável. (...) Mas esse é só um propósito dos mantras. Em geral, são empregados como simples mecanismos mágicos para se alcançar fins mundanos.'
Georg Feuerstein, em Enciclopédia de Yoga da Pensamento, pag.147)

O uso destas canções geralmente está vinculado à uma atividade devocional ou religiosa.
O Mantra-Yoga é um elemento tardio na longa história do Yoga, descendendo de práticas mágicas para a realização dos desejos que foram incorporadas no Yoga como ferramentas de percepção e realização do Si Mesmo.

Na prática do Yoga, o mantra e o kirtan pode ser utilizado como ferramenta para prestar atenção, ficar presente, estar consciente.

Qualquer som pode ser usado como mantra ou kirtan, se a proposta é prestar atenção, é descobrir o melhor de si mesmo. Agora, para fazer mágica=encanto=prestidigitação=ilusionismo, num serve não.

Me lembro vivamente de um show do Naná Vasconcelos no século passado, década de 80, que fui expectadora, onde ele fez um som com ajuda da plateia: era, segundo a proposição dele, o som da chuva na floresta. Ele dividiu o público em duas partes, metade batia palmas segundo um ritmo específico proposto por ele e a outra metade, ao mesmo tempo, cantava Aaaaahhhh; ele ia alternando a atividade dos dois grupos. Virou um instrumento de prestar atenção, de garimpar o melhor de cada um por si mesmo.

Então, cada um pode usar os sons como prefere, quer atribuindo ao som um poder mágico, quer usando o som como ferramenta de poder, pois o maior poder que podemos ter é o poder da coordenação de todas as nossas atitudes (= auto-controle).

Nenhum comentário:

Postar um comentário