20120313

Espiritualidades

'Creio que existe uma importante distinção a ser considerada entre religião e espiritualidade. Parece-me que a religião está relacionada com a crença no direito à salvação proclamada por qualquer tradição de fé, e um dos principais aspectos dessa crença é acreditar em alguma forma de realidade, metafísica ou sobrenatural, geralmente inserindo a idéia de paraíso ou nirvana. Juntamente a isso estão ensinamentos ou dogmas religiosos, rituais, orações, etc. Entendo que a espiritualidade está relacionada com aquelas qualidades do espírito humano tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia -que trazem felicidade para a própria pessoa e também para os outros.'
saiu daqui

'“Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.

Não entendendo direito, alguem perguntou novamente:
- Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?
O Dalai-Lama respondeu:
- Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou:
- Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor.
Então atalhou a pessoa:
- A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa?
E o Dalai-Lama falou:
- Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.
E arrematou:
- O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto."
Saiu daqui

Tenzi Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama









Eu >

...
felicidade
inteireza
beleza
contentamento
integridade
interação
inter-ação
...










+ aqui