20091111

Fórma e Fôrma


Outro dia, durante uma aula em que eu mostrava os livros Iyengar, alguém comentou sobre a barriguinha que Iyengar ostenta desde o Light on Yoga e sobre a expectativa ocidental de que um professor de Hatha Yoga seja invariavelmente 'esbelto'(=magro).

Eu perdi a oportunidade de expressar em voz ativa (então agora expresso em texto vivo) que, embora o Yoga nos conduza em direção à conduta que produz a saúde integral, Yoga não é fitness, e que o Yoga respeita os biotipos e o estado de vida atual da pessoa, que pode incluir algum distúrbio orgânico.

Porém falei da diferença entre o perfomer (aquela pessoa que tem um corpo trabalhado, 'ideal', alongado e que faz a fôrma da postura exepcionalmente bem - que até 'dá inveja') e do professor, que pode ser/estar* performer ou não ( e, ser performer em todos os āsanas é raro) mas que conhece os movimentos (ações externas) e as ações ( ações internas) e sente, percebe a fórma do āsana.

O professor sensível e que não é/está performer, usa o corpo do aluno performer para mostrar a fôrma e com voz ativa guia os praticantes em direção à fórma.

*professor performer continua humano:pode se machucar, ficar doente, dormir mal, ...

Um comentário: