20080715

A moça do vestido vermelho



Ouvi esse conto pela primeira vez narrado por José Antônio Machado Filla, durante o curso de Extensão Universitária de Formação e Aperfeiçoamento em Yoga da Faculdade de Educação Física – UniFMU no ano de 2005.

Havia um vilarejo ligado à uma vila por uma estrada poeirenta que podia ser percorrida em meio dia, a pé. E bem perto da vila, a estrada passava às margens de um lago.

Ao nascer do sol, partiu do vilarejo em direção à vila uma moça vestindo um sari* branco, e algumas horas mais tarde, outra moça trajando um sari vermelho seguiu o mesmo caminho.

A moça de sari branco chama-se Verdade e a de sari vermelho, Mentira, e ambos os saris eram magníficos.

Ao passar às margens do lago, a moça vestida de branco resolveu se limpar do pó da estrada, afinal o dia estava quente e ela estava coberta de poeira, e o que ela tinha para dizer para os habitantes da vila era muito importante e merecia zelo.

A moça vestida de branco tira o sari e o deixa repousando nas margens do rio, enquanto se refresca do calor do dia e se livra do pó da estrada. E acaba se demorando... Demora tempo o suficiente para que a moça vestida de vermelho também alcance as margens do lago, e também resolva se lavar brevemente e encontre o sari branco.

A moça que usava vermelho acha que o sari branco é muito mais bonito do que o dela, e rapidamente se troca, e coloca o seu sari vermelho no lugar onde encontrou o sari que ela agora veste. E ligeira, segue em direção à vila, onde é muito bem recebida por seus habitantes.

A moça que vestia branco se dá conta que se demorou na frescura, e procura seu sari branco, mas em seu lugar encontra um sari vermelho. Decide não tomar posse do traje que não é seu, e segue despida para a vila. Lá chegando, não é bem recebida pelos moradores da vila, e rapidamente, retorna às margens do lago para se refazer do susto e dos maus tratos.

Decidida, acima de tudo, a comunicar-se com os habitantes da vila, ela se limpa e se organiza novamente e veste o sari vermelho, segue em direção à vila, onde é recebida com festa por seus habitantes, que escutam tudo o que ela tem para dizer.


Podemos aprender com esse conto:
· que é fácil aceitar uma mentira como sendo verdade;
· que a verdade nua e crua pode ser difícil de encarar, porém é simples compreender a verdade vestida de mentira (mito/parábolas/fábulas).

* Sari – traje utilizado pelas mulheres na Índia.
* Como vestir um sari (modo mais conhecido)
* As muitas formas de vestir um sari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário