20081202

Automassagem

A automassagem auxilia no despertar da consciência corporal, por meio do toque, além de estimular os nodos linfáticos de várias regiões importantes, como o pescoço, os braços, as pernas, os joelhos, a região inguinal, etc. Tam­bém atua sobre o nervo vago, localizado na região do pescoço, diminuindo a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, propiciando um relaxamento de todo o corpo. (pág. 733)

Visa recuperar as endorfinas liberadas pelo corpo junto com o suor, promovendo o fluxo adequado das energias estimuladas na execussão dos asanas. (pág. 646)

Edson D´Angelo e Janner Rangel Côrtes - 'Ayurveda: A Ciência da Longa Vida'


Me massageio ao menos uma vez por semana, coordenando todas as técnicas de automassagem, massagem e exercícios de consciência corporal que já pratiquei na vida numa só. Vasto repertório!

A automassagem é superficial, bem coisa de pele mesmo, ainda que você pegue pesado consigo mesmo. Porém, é uma fonte importante de informação para a reorganização ou a recuperação do plano de movimentos original para o qual o desenho do ser humano foi projetado, um vez que a origem embrionária das células da pele e do sistema nervoso é a mesma, o ectoderma, e possuem como função a comunicação:

'Da camada neural nasce a linguagem do toque, das sensações, sons, sentidos externos, temperatura. Essa camada pensa em termos de luz e contato de superfície, imagens e movimento. (Stanley Keleman, Anatomia Emocional, pág 42)

Na automassagem não é possível interferir e modificar profundamente padrões musculares, respiratórios, posturais e emocionais sem a participação volitiva e presente do automassageado. O cérebro já conhece o início e o fim do movimento, antevê a intensidade da 'pegada' e o ego algo resiste, em oposição a consciência resiliente que acolhe e organiza as novas informações.

É uma outra forma de aprendizado (svadhyaya), além de ser um gesto de absoluta delicadeza, de enorme amorosidade para consigo mesmo.

Então, se toque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário