20090624

There’s no place like hOMe : definindo o local para praticar em casa


Como escolher o espaço físico (lugar) para sua prática pessoal?

O local de prática tem as seguintes características:
• Área: cerca de 2,10m X 1,10m, com uma parede disponível.
• Limpo e organizado, 'reservado'.
• Com temperatura agradável.
• Luminoso e arejado.

Necessário é um espaço um pouco maior que seu tapete de prática, um espaço onde se possa ficar deitado com os braços além da cabeça, onde se possa deitar e girar para fora a perna toda, estendida e perpendicular ao corpo.

Aqui em casa tenho dois espaços de prática, por enquanto.
Um é na sala, onde posso rolar pelo chão, outro é no meu quarto, que atende às condições acima.

O local deve ser mantido limpo, na hora da prática deixe todos os acessórios ao seu alcance, para não ter de sair do bem bom da prática à cata do cinto, do bloco, do almofadão ou do cobertor que você deixou de fora. Eu costumo guardar meus acessórios todos juntos e levo para o cômodo da casa onde vou praticar, no momento em que vou praticar. Dessa forma fica tudo organizado, não atrapalho o cotidiano da pessoa com quem divido a casa (e a vida) e eu não levo um tempão para encontrar o que necessito, não procastino a prática quer por disperdiçar tempo na busca do acessório perdido, quer por desanimar em encontra-lo.

Seu local de prática pode ter características que auxiliem o seu melhor desempenho: presença de cores vivas ou refrescantes, conforme sua preferência; pode ter objetos (fotos, imagens, desenhos) relacionados com sua devoção ou com os símbolos do Yoga, tudo como fonte de foco e não como semente para a distração.

Não tenho nada que demarque meus locais de prática, por escolha pessoal (eu já sou uma pessoa ‘totêmica’: o que tenho é minha cara, meu jeito, totem) e por ter intensa facilidade em manter a concentração, a atitude reverente e devotada em relação ao Yoga e no motivo de estar sobre meu tapete.

Um local claro e fresco, pode ter uma janela com vista interessante, mas que não distraia, que não exponha à curiosidade da vizinhança e ao sol direto durante o horário de prática.

Não deve ser tórrido no calor, nem gelado no frio.
Caso vá praticar à noite, verifique se as luzes são agradáveis.
Uso iluminação indireta, de noite, para não ter luzes estourando na minha cara.
Para algumas pessoas, luzes fortes nos olhos servem como fator de desorientação e que podem levar ao desequilíbrio nas posturas em pé.

Por raras vezes, uso um aroma no ambiente ou música.
Nestas ocasiões, prefiro óleos essenciais em difusores aos incensos, cuja fumaça por vezes mais me atrapalha que ajuda na hora de praticar.
Se usar um difusor ‘à vela’ tome cuidado coloca-lo num local seguro.

Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário