20091120

Contra capa anterior


'We are missing the gold if we do asanas as a physical pratice only'*
Geeta Iyengar em: Yoga, a gem for women.

* Humm, literalmente:
'Perdemos o ouro se fazemos asanas somente como um exercício físico'.
Porém, se colocam em minha visão duas outras (a)versões:
'Empobrecemos se fazemos dos asanas apenas fisioculturismo.'
e
'Jogamos fora a riqueza dos asanas ao executá-los tal como um excercício para os músculos.'

Germinado



Podemos escolher o que semeamos,
como e quando vamos cuidar do semeado
e se vamos prestar atenção às (faltas de) necessidades de cada grão.
Porém, a colheita é inevitável,
inexorável.

20091116

Duo


'Dentro de mim existem dois cachorros:
um deles é cruel e mau;
o outro é muito bom e dócil.

Os dois estão sempre brigando.

Quando,
então,
lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga,
o sábio parou,
refletiu e
respondeu:

“Aquele que eu mais alimentar."'

Duas cabeças pensam melhor que 1?

20091112

Auto - estudo

A dica para parar de reagir e se fazer por si mesmo agente ativo:
Agente passivo


A prática de Hatha Yoga é um laboratório experimental comportamental primoroso, uma oportunidade de desenhar um novo mapa de movimento, estradas talvez inusitadas, talvez esquecidas de por onde conduzir a ação muscular. E isso é apenas o começo.

Quando cito comportamento, me refiro em primeiro à maneira como conduzimos os impulsos motores (movimentos) pelos músculos: tendemos a repetir padrões motores que vamos adquirindo ao longo da vida, mesmo que eles nos causem dores musculares e/ou articulares. Da mesma forma, repetimos conduta emocionais e mentais, como que adictos de nós mesmos.

A prática de Yogasanas é ocasião de experimentar novos caminhos de movimento, formas diversas de engajamento e encadeamento das musculaturas que nos levam a desencarquilhar, a refletir sobre como nos colocamos na vida (a partir do corpo, em direção às emoções e aos pensamentos) e também, redesenharmos estes maspas emocionais e mentais.

20091111

Fórma e Fôrma


Outro dia, durante uma aula em que eu mostrava os livros Iyengar, alguém comentou sobre a barriguinha que Iyengar ostenta desde o Light on Yoga e sobre a expectativa ocidental de que um professor de Hatha Yoga seja invariavelmente 'esbelto'(=magro).

Eu perdi a oportunidade de expressar em voz ativa (então agora expresso em texto vivo) que, embora o Yoga nos conduza em direção à conduta que produz a saúde integral, Yoga não é fitness, e que o Yoga respeita os biotipos e o estado de vida atual da pessoa, que pode incluir algum distúrbio orgânico.

Porém falei da diferença entre o perfomer (aquela pessoa que tem um corpo trabalhado, 'ideal', alongado e que faz a fôrma da postura exepcionalmente bem - que até 'dá inveja') e do professor, que pode ser/estar* performer ou não ( e, ser performer em todos os āsanas é raro) mas que conhece os movimentos (ações externas) e as ações ( ações internas) e sente, percebe a fórma do āsana.

O professor sensível e que não é/está performer, usa o corpo do aluno performer para mostrar a fôrma e com voz ativa guia os praticantes em direção à fórma.

*professor performer continua humano:pode se machucar, ficar doente, dormir mal, ...

20091108

Sempre um papo


<br> Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br /><br> Se preferir, <a href="RubemAlves.asf">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.<br>

20091106

Movimento e Ação

Asanas (Linha do tempo):



Jargão:
Movimento: ação externa.
Ação: ação interna

+ Furoshiki


Furoshiki:

O tempero da memória - As 'Réiva'


Já escrevi aqui, memória do bem = percepção das atitudes necessárias agora (físicas, emocionais e mentais), o caminho do AMORRR que nos levam a libertação, a desidentificação com as 'coisas que temos dentro da cabeça', e memória do mal (precisa explicar?).

'‘Quem fica com raiva leva o outro para a cama.’ Eu já disse que o ódio gruda mais que o amor. Você está amando... O amor é feliz, cheio de memórias bonitas. Você vai para a cama e dorme sorrindo. E sonha... Mas aí acontece algo, alguém lhe faz uma coisa que lhe dá muita raiva. A raiva toma conta de tudo, sentimentos e pensamentos. Não o deixa. Sua vontade é gritar, bater, destruir. É hora de dormir. Seus olhos estão pesados. Você quer dormir. Mas a raiva não o deixa. Você vai para a cama e ao seu lado se deita... a pessoa de quem você está com raiva. Você quer pensar coisas bonitas, quer pensar na pessoa amada. Mas aquela pessoa, ao lado, não deixa...
Pois é isso que está acontecendo comigo. Estou com muita raiva. E, por causa da raiva, estou levando para a minha cama um garçom que se diz cantor. E, ao meu lado, ele canta valsas do Sílvio Caldas...'
Rubem Alvez comentando Guimarães Rosa em 'Se sua cozinheira quiser cantar enquanto cozinha, não deixe...', um conto sobre a importância de se saber distinguir a inocência da imprudência.

O ser raivoso é aquele que gruda a circunstância no imaginário, e portanto, não larga a pessoa que contracenou com ele. E vai (cada vez de rebobina a fita e relembra o fato*) tingindo com suas próprias cores o evento, que pode nem ter sido tão sangue vivo assim.

A raiva tem muitos nomes, muitas cores, tantos nomes quantos nossos afetos. Vira raiva da gente mesmo ( o monge com raiva do seu desejo pela linda jovem que o outro carrega junto ao corpo ajudando-a a atravessar o rio, apesar de seus votos de jamais tocer em mulher nenhuma... Leia aqui: versão 1 e versão 2)

O pior da 'réiva' é que estropia o fígado.
E se a gente resolve cultivar (ira = raiva cultivada, cozida com ardor/tapas), vira pedra de vesícula (= as vinhas da ira).

O melhor da 'réiva' é que ela é energia puríssima.
Basta virar a seta da 'réiva' para o lado 'certo', o lado B (do BemBom).

* Hoje sabemos que nunca rebobinamos a fita e relembramos os fatos, estamos sempre recriando o vivido, pois o que sentimos no presente altera o modo como recordamos os registros da memória.

Colheita


*Para quem tem fome de doce, arroz integral como manda o figurino.

20091105

Iyengar Yoga e a Medicina Moderna

Iyengar Yoga Resources, 2001
Transcrição da entrevista dada à uma emissora de televisão francesa por dr. Manoj Naik, médico (qualified medical doctor) que clinica em Pune e pratica no Ramamani Iyengar Yoga Memorial Institute, publicada pela primeira vez em 'Yoga Rahasya' (Yoga Rahasya Vol.8 nr/3, 2001).

Como você iniciou a prática do Iyengar Yoga?
Uma colega sênior do Instituto me introduziu a esse assunto. Ela dizia que eu deveria praticar yoga uma vez que eu seria beneficiado em vários aspectos. No início eu estava bem incrédulo e dizia a ela que a minhas aulas de natação e corridas me bastavam como atividades físicas. Francamente a seis anos atrás eu nem sabia da existencia do Instituto e iniciei o yoga por insistência de meus amigos.

Você sente algum benefício?
Os resultados me surpreenderam. Eu já me exercitava mas nunca havia experienciado uma sensação tão boa de energia e de relaxamento após os asanas. No início os benefícios eram apenas físicos aparentemente, na forma de flexibilidade, etc. Agora eu estou sentindo o aspecto mental dos asanas. A prática regular esta me beneficiando muito haja vista a minha rotina irregular como médico e estresse envolvido na medicina. Eu faço questão de não perder a prática e quando isso acontece fico bem incomodado.


Voce chamaria Iyengar Yoga uma forma de exercício?
Pode até parecer uns exercícios físicos aos iniciantes, mas é mais do que isso, é uma filosofia e estilo de vida. Com a loucura de estarmos em forma hoje em dia pode-se tomar como tal, se você projeta a sua prática como algo físico somente.


Qual a diferença entre Iyengar Yoga e demais formas de exercício?
Deixe-nos comparar os aspectos físicos primeiramente. Em outros exercícios existe uma limitação de movimentos nas articulações. A corrida inclui principalmente braços e pernas , bem como a natação. Nos asanas todas as articulações do corpo são usadas de forma plena e mantidas em movimento.
Em outras formas de exercício o efeito no corpo orgânico (órgãos abdominais e órgãos toraxicos) são marginais. Asanas tem um efeito enorme nesses órgãos e você não exercita esses órgãos enquanto corre e levanta peso ou pedala. Considerando as torções , por exemplo, em Bharadvajasana (quando feita corretamente) os órgãos abdominais superiores (fígado, estomago e esplênio) são exercitados. Em Marichyasana/ Ardha Matsyendrasana os órgãos abdominais do meio (intestinos e fígado) são exercitados. Em Pasasana / Paripurna Matsyedrasana, os órgãos baixo do abdômen (órgãos pélvicos e colon) são envolvidos. Em cada asana algum órgão esta sempre envolvido.
O melhor efeito do asanas é mental. Para conquistar uma postura correta você deve usar a mente e outras faculdades de forma intensa. Na verdade asanas e pranayamas são mais uma forma de exercício mental. O efeito na mente inclui estabilidade, diminuição da ansiedade, não à depressão, não ao nervosismo, e desenvolvimento de paciência e perseveranca. Alem do mais de forma adequada, às vezes adaptada, todos podem performar asanas.


Qual a base de Iyengar Yoga terapêutica?
A resposta esta no Yoga Sutra “ Sthira sukham asanam”. Em qualquer asana você deve estar estável e experimentando uma sensação de bem estar aprazível em cada parte de sua mente e corpo. Então se uma área doente é colocada na forma correta no asana acontece um alívio. Alguns asanas tem efeito pronunciado em determinadas áreas. Por exemplo, as torções são ótimas para as costas, posturas em pé e Urdhva Prasarita Padasana para joelhos. Essas são usadas para aliviar dores nas costas e joelhos por exemplo. Pode ser impossível, entretanto para um paciente fazer as posturas finais, e ele deve então buscar as posturas de preparo para as finalizadoras.


Você aprendeu isso nas aulas de medicina?
Os médicos estão sabendo dos efeitos terapêuticos do Iyengar Yoga?
Não, não temos yoga em nosso currículo ou educação. Atualmente os médicos estão mudando para perceber e adotar o yoga ,mas a maioria esta longe ainda desse conhecimento. O retorno que eles obtem são de pacientes que praticam yoga também para se curar.


Os médicos aceitam o papel do yoga num tratamento?
Hoje em dia yoga é aceito como uma forma alternativa de medicina. Mas a resposta a isso ainda é controversa. Alguns riem disso, alguns pedem aos pacientes para que continuem e outro dão sugestões estranhas tais como: não faça Sirsasana, faça apenas Savasana, ou faça Surya Namaskar.


Porque isso é assim?
A medicina tem sua base e preceitos formadas em cima de fatos demonstrados objetivamente. Assim sendo temos a tendência de colocar uma venda e acreditar somente em estudos objetivos da ciência da medicina ou pesquisa objetiva. Todas as outras áreas são vistas com cautela e descrença. Yoga e uma ciência totalmente subjetiva. Os praticantes podem somente durante a prática experimentar os efeitos dos asanas e pranayamas. Logo, enquanto os médicos não provarem não poderão falar sobre esses benefícios.
Documentação objetiva é difícil. Um escanner pode acontecer somente enquanto o paciente esta deitado; não pode ser feito com o mesmo sentado. Mesmo se conseguíssemos fazer um escaneamento, o radiologista encontraria dificuldade em interpretar o mesmo. Anatomia funcional deve ser experimentada e não pode ser documentada.
A maioria dos médicos tem pouco conhecimento de asanas e pranayamas e , quando interpelados por pacientes sobre o yoga, deveriam humildemente dizer que não tem conhecimento no assunto.


Como você aceitou o yoga como uma ciência terapêutica?
Vou narrar um incidente que trouxe essa mudança em minha vida. De dois a três anos atrás eu conversava com Guruji que me disse, : Hei , sua mão direita tem problemas!”.”Não” eu respondi e ele falou que meus músculos do antebraço direito eram mais grossos que o outro. Ele mexeu minha mao direita e disse que eu tinha espondilose no ombro esquerdo. Fiquei em silencio e me perguntei “Como eu teria espondilose?” Eu podia mover meu pescoço sem problemas e me mover sem dor. Peguei a opinião de um amigo cirurgião ortopedista que mencionou que meu lado direito estava bem e era mais grosso pois eu sou destro.
Agora eu vejo que o que Guriji disse era verdade e sinto a falta de movimentos do lado direito, sinto o ombro esquerdo em Parsvottanasana e Gomukhasana. Ocasionalmente sinto dores no deltóide direito, braço e antebraço.
Agora os raio-x provarão negativo, mas se eu não caminhar para um trabalho preventivo certamente terei espondilose dentro de mais 10-20 anos. Agora eu entendo algo que o yoga é tanto um diagnóstico quanto uma terapia. Falta de simetria em asanas acabam levando a uma doença no longo, médio prazo. O praticante deve ser capaz de sentir todo o seu corpo com a mente presente e diagnosticar as irregularidades. Na yogaterapia voce usa a região sadia e lado sadio para ser a sua baliza de trabalho que levara o lado doente a uma sensação de equilíbrio e saúde. Parsvottanasana, etc. pode ser usada para diagnosticar e para curar alguns problemas de ombros e pescoço.


Você pode nos contar quais aspectos da medicina você aprendeu em Iyengar Yoga?
O incidente que descrevi surprendeu-me pois eu não conhecia meu corpo, embora eu fosse e seja um médico.Como Guruji conseguiu diagnosticar todo em uma olhadela? Isso foi quando o meu ego de médico tornou-se mais humilde.
Após esse episódio eu passei a atender as classes médicas de yogaterapia. Iniciei observando pacientes com varias doenças: cardíacas, spondilose, discos da coluna fora de lugar, diabetes, problemas nos joelhos, nos quadris, hipertensão e todas essas sendo tatadas e os pacientes sentindo-se melhores. Mas eu não sabia qual era o mecanismo de ação. O que me ocorreu é que muita prática, e avaliação subjetiva dos efeitos dos asanas em varias regiões do corpo eram pré-requisitos para entender a parte de cura dos asanas.
Devo admitir que mesmo depois de 6 anos de prática médica minha avaliação subjetiva ainda é pobre. Aprender é uma coisa muito lenta. Nem imagino quanto esforço e empenho Guruji doou a sua prática e estudo para adquirir essa forca nas avaliações subjetivas de Yogaterapia. É impressionante, ele nem pergunta às vezes do que a pessoa sofre. Ele olha a pessoa andando ou em asana e faz a sua avaliação e diognóstico.


Qual é a similaridade entre Yoga e medicina?
Ambas são feitas para aliviar o sofrimento humano. Yoga e medicina de prevenção por excelência que define saúde por presença de bem estar social, físico e mental. A medicina não tem respostas para o bem estar social, físico e mental.
Esses conceitos estão todos bem mencionados em Astanga Yoga. Saude e bem estar mental são niyamas(sauca, santocha, tapas, ishvarapranidhana) Bem estar Social está em Yamas (ahimsa, asteya, bramacharya e aparigraha). A medicina é como avistar um incêndio quando ele já começou. Os princípios de yoga são preventivos desse incêndio. Quando bem usado, seus benefícios podem ser avistados e validados.


Estar presente nas classes médicas ajudou você?
Sim, desde que a medicina é objetiva ela acaba tendo também muitos mitos que depois se quebram. Por exemplo, nos casos de discos que deslizam e ficam fora de lugar os médicos recomendavam que os pacientes não fizessem flexões para frente. Mas em Iyengar aprendemos que quando feita de forma correta os asanas de flexão para frente são muito boas e curativas. Minha esposa é uma que se beneficia dessas posturas.
Outro mito e de que uma pessoa não deve fazer sirsasana depois dos sessenta anos ou se voce teve ataques cardíacos em seu histórico. Guruji aos 82 faz todas as posturas de inversão. Existe um paciente que teve ataque cardíaco e Guruji ensina ele a fazer a Sirsasana após as posturas de preparação.
A medicina tem o principio de não fazer o mal. Mesmo se você não conseguir ajudar o paciente melhore em algo, mas não faça mal. Então você avisa que ele não deve subir escadas por problemas de joelho, ou pede a ele para não se curvar para os casos de dores nas costas ou mesmo o coloca em longos períodos de repouso na cama.
Guruji recomenda outro principio. Você pode ajudar o paciente a fazer mais sem machucá-lo? Esse e o pricípio de IyengarYoga usado nas classes de terapia.


Como a Iyengar Yoga ajudou a sua esposa?
Ele tinha episódios de deslizamento de disco da coluna sério que sempre a deixava de cama por 8 dias muitas das vezes. Inclusive as tarefas simples de cotidiano da casa ficaram insuportáveis para ela. Agora após 6 meses de aulas de Iyengar Yogaterapia ela esta sem dores e com muita mobilidade na coluna. Ela é uma cirurgia geral e certamente entendeu o poder de cura de Iyengar Yoga na prevenção de cirurgias.


Em quais doenças a Iyengar Yoga ajuda mais?
As classes médicas tem várias pessoas com vários tipos de doenças. Nas pesquisas de yoga nosso corpo é o laboratório enquanto a mente é quem faz os avisos e recomendações, os movimentos novos e ações que dão aivio são as pílulas ou injeções. Se voce tem um paciente que tem um problema específico, teste em você o efeito das asanas para recomendar a pílula certa!