20101102

Vivo Morto III


A célula mais velha de seu corpo tem no máximo 10 anos de idade e faz parte de seu esqueleto.

Isso significa que, querendo ou não, consciente ou não, todo dia tem uma parte de você que acabou de nascer, e que seu corpo tem no máximo 10 anos de idade.

Seu corpo se comporta como um corpo de apenas 10 anos?

Não importa.
Não importa de que forma você tem se tratado até hoje, pois a partir de hoje você pode virar a página e começar a elaborar um(a) novo(a) você.
Como?
O corpo de cada pessoa expressa o somatório das suas preferências, acumula o resultado das suas opções peculiares ao longo do passar do tempo, ele é como um out-door ambulante que faz propaganda da própria pessoa: sua aparência reflete a sabedoria e a adequação de suas escolhas até agora, de tal forma que uma pessoa que faz escolhas corretas aparenta saúde e jovialidade, e vice-versa. Deepak Chopra afirma que uma pessoa adulta que aparenta ter cerca de 15 anos a menos que costumamos atribuir à sua idade cronológica, sem auxílio de maquilagem ou procedimentos estéticos, é uma pessoa que faz escolhas relacionadas com seu estilo de vida de modo irrepreensível. E, aparentar neste caso não se relaciona apenas com a aparência da pele, da cor natural do cabelo, do formato do corpo e tônus muscular, se relaciona também com a vitalidade, com a atitude de estar pessoa vívida.

O interessante é que qualquer pessoa pode, a partir de agora ou de qualquer momento, começar a fazer escolhas acertadas, eficientes e eficazes que vão prepará-la para se sentir mais jovem.

Toda pessoa que está respirando pode escolher a qualquer momento se nutrir com alimentos melhores e mais vitalizados, estabelecer relações afetivas verdadeiras e produtivas, cultivar pensamentos que estruturam sem aprisionar, desenvolver a atenção relaxada.

Uma boa maneira de conseguir estabelecer paulatinamente um programa de +vida é começar a praticar Hatha Yoga. A prática constante e regular do Hatha Yoga permite que a pessoa perceba como se sente, perceba melhor as sensações e necessidades reais do corpo, das emoções, faz faxina no torvelinho mental e permite que surja espaço entre os pensamentos.

O esforço essencial que a pessoa tem de fazer, praticando Hatha Yoga, é movimentar pele, músculos, tendões e ossos, seguindo as instruções recebidas a cada prática (como se fosse a única) e procurar sentir o que acontece dentro de seu corpo e com sua mente. Deve procurar praticar no mínimo 2 ou 3 vezes por semana a intervalos regulares, para que os resultados não se diluam ou dispersem ao longo de 5 ou 7 dias que podem vir a separar uma prática da outra, a menos que a pessoa também pratique sozinha (em casa, por exemplo. Chamamos isto de prática pessoal), desde que bem orientada.Com a melhoria da percepção das necessidades físicas, emocionais e mentais que praticar Hatha Yoga proprociona, a pessoa passa a procurar se alimentar melhor, dormir o tempo necessário, trabalhar/estudar de forma coerente.

Não é milagre, não é feitiçaria: é o resultado honesto da aplicação bem orientada (por um professor que também é praticante*) de uma prática que tem raízes milenares e ao mesmo tempo é atual, pois é um recurso excepcional para diminuir e até extinguir os males do modo de vida agitado, acelerado e dispersante da civilização em que vivemos e ao mesmo tempo é um método brilhante de educação continuada e aperfeiçoamento pessoal.

*Pergunta ao seu professor se ele tem uma prática pessoal, se ele pratica todo dia. 
Lembrete: seu professor não deve fazer a prática dele junto com você, no horário sua aula!

Atualização (01/11/2013):
Stress, mente, ciência, evenlhecimento x juvenescimento, telômeros

Nenhum comentário:

Postar um comentário