20110323

Yoga para Atletas


O atletismo e os outros esportes exigem uma disciplina física vigorosa para que se desenvolvam velocidade, força, resistência, precisão e agilidade. Enquanto a parte muscular do corpo se desenvolve, muitas vezes os órgãos internos permanecem fraços ou reprimidos e a mente pode até se entorpecer. Os atletas não são capazes de manter a supremacia em seu campo de ação por muito tempo: embora o consumo de energia seja máximo, os poderes de recuperação são pouco desenvolvidos. Nisso a ioga pode auxiliar os atletas. . .

O conhecimento e o domínio do iogue sobre o corpo são muito mais detalhados que os do atleta. Ele reconhece cinco camadas do corpo humano: o corpo anatômico, que consiste de ossos e músculos; a camada fisiológica, feita dos sistemas respiratório, nervoso, circulatório e digestivo; a camada psicológica ou emocional; a camada mental ou camada interna intelectual e, por fim, o estado glorioso do ser.

O repertório usual de atividades para um atleta inclui exercícios de contração e dilatação dos músculos. Levantamento de peso, corrida, natação e competições de diferentes gêneros desenvolvem a estrutura anatômica do corpo, mas no nível orgânico ou fisiológico a atenção é nula.

Em geral apresentamos uma enorme massa pesada apoiada sobre órgãos internos pequenos e pouco desenvolvidos, A ioga não se satisfaz com o desenvolvimento externo dos músculos. Ela acredita na comunicação adequada dos órgãos internos e da estrutura anatômica do corpo. Liberdade e força são fornecidas para baço, pâncreas, fígado, coração, rim e todos os outros órgãos através dos mesmos processos de contração e dilatação normalmente usados para o desenvolvimento dos músculos.

Da mesma forma, o posicionamento antigravitacional dos órgãos internos nos ãsana invertidos, como os apoios sobre a cabeça ou sobre os ombros, revitaliza os órgãos, enquanto a circulação sanguínea se aprimora devido à mudança na atração gravitacional,

Por fim, a atenção dada à ausência de tensão nos órgãos e a resposta destes à ação dos músculos faz esses órgãos passarem com rapidez para um estado de relaxamento e, portanto, podem ser recarregados sem demora com a energia gerada pela prática dos ãsana. Do mesmo modo, é fornecida elasticidade aos músculos intercostais, às articulações das costelas e à coluna, bem como aos pulmões, e aumenta-se a capacidade respiratória pelas técnicas conhecidas como prãnãyãma.

B. K. S. Yiengar, em "Yoga for Athletes", Poone Herald Diwali Special Supplement, 21 out. 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário