20081007

Iyegar Yoga


Modalidade de Hatha Yoga desenvolvido por B.K.S. Iyengar (nascido Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar em 14 de dezembro de 1918), que privilegia o trabalho de alinhamento corporal. Esta prática auxilia todas as demais, pois dá ao praticante uma grande consciência corporal. É ideal para corrigir problemas de postura, respeita as diferenças fisiológicas dos gêneros e acompanha todas as mudanças que acontecem na vida do ser humano.

O método de estudo é ordenado e progressivo, e os asanas são ajustados para satisfazer as condições físicas e necessidades de cada aluno. Resistência, coordenação, flexibilidade e uma maior sensação de bem-estar são algumas das vantagens do Método Iyengar Yoga. Através da prática constante de asanas e pranayama (a arte de respirar dos yogues) praticantes de Iyengar Yoga são orientadas para uma maior consciência do seu próprio físico, emocional e espiritual. Esta modalidade permite e incentiva o uso de acessórios (props) na prática dos asanas, permitindo que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser transpostos através da sua utilização, intensificando as sensações adequadas de todos os praticantes, além de aprofundar a ação dos asanas para os praticantes adiantados ao utilizarem os acessórios. A sua abordagem permite que qualquer ser humano possa experienciar por si só e através do corpo a sabedoria inerente aos Yoga Sutras.

O principal princípio de Iyengar Yoga é o alinhamento que representa movimento em direção a harmonia do corpo e da mente através do alongamento e relaxamento algumas partes do corpo, gestão da respiração e percepção consciente da mente em todo o corpo. Alinhamentos corporais criam os alicerces para a purificação e equilíbrio de todo o corpo. De acordo com B.K.S. Iyengar, não existe nenhuma linha distinta entre o corpo e a mente, entre a anatomia e fisiologia, entre fisiologia e psicologia, entre mente e consciência, e entre a consciência e a alma, assim, o alinhamento iniciando por uma das partes do corpo principia um trabalho sobre a consciência e o espírito. Isto é o que dá a potência ao Yoga. Por gradualmente a melhorar o nosso corpo que se tornar mais afável e saudável, não só vamos crescer espiritualmente, mas também trazer mudanças positivas para o mundo que nos rodeia.

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo se beneficiam pela prática de Iyengar Yoga que traz liberdade à pessoa moderna , estimulando a auto-exploração e auto-melhoria, sem manipulação da consciência nem da vontade, nem imposição de valores à vida religiosa ou escolhas individuais.

"When i practise, i am a philosopher, when i teach, i am a scientist, when i demonstrate, i am an artist."
"Yoga is like music. The rhythm of the body, the melody of the mind and the harmony of the soul create the symphony of life."
B.K.S. Iyengar

Fontes:
Moscow B.K.S. Iyengar Yoga Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário