20081027

Festa das Luzes

Diwali, Deepavali ou Deepawali , o Festival das Luzes, é celebração que ocorre na lua nova, nos últimos dois dias escuros na metade do mês indiano de Kartik (em hindi) ou Ashvin (em bengali) na Índia, o que geralmente corresponde a algum dia entre a segunda quinzena de Outubro e a primeira de Novembro do nosso calendário, portanto não possui data fixa no calendário gregoriano. Este ano (2008) é celebrado em 28 de outubro. O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival no Hinduísmo, Sikhismo, o budismo, e Jainismo.

Mitos e estórias se entrelaçam nesta comemoração.
Um dos mitos conta que o Diwali é o ‘aniversário’ de Lakshmi, o dia em que ela emergiu da espuma do oceano de leite trazendo consigo a riqueza e a prosperidade para os humanos, bem parecida com Afrodite/Vênus aqui do Ocidente (que emerge da espuma do mar), e que nesta noite ela visita o mundo espalhando prosperidade e felicidade. Todas as casas devem estar limpas e iluminadas, como se fosse ano novo. As pessoas colocam as suas melhores roupas e se perfumam para recebê-la, compram algo novo para a cozinha da casa, para que sempre haja abundância.

Nas casas, se demarcam Rangolis ou as mulheres desenham as pegadas de Lakshmi do portão em direção a porta de entrada da casa com pó de arroz colorido para simbolizar a entrada das bênçãos do Divino na casa.

Outro mito relacionado com o Diwali é contado no Ramayana, sendo esta a data em que Rama e Sita retornam a Ayodhya. Ela havia sido seqüestrada pelo demônio Ravana e Rama a resgata com a ajuda de Hanuman e Lakshmana, seu irmão.
Como Rama e Sita (reencarnações de Vishnu e Lakshmi) fazem o caminho de volta à noite sem a luz da Lua (que está em sua fase Nova), os habitantes acendem milhares de lamparinas para marcar o caminho - daí a referência das luzes.
Celebra-se também o final das colheitas, o que também é uma manifestação da prosperidade, sob forma de uma safra abundante.
Que seja um período para tomarmos consciência e gratidão do quanto estamos mais luminosos, mais crescidos e mais fecundos por conta da nossa busca, do nosso empenho, do nosso entendimento. e , então, estendermos nossa graça ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário