20100802


"Meu (...) objetivo é mostrar a relevância dos ensinamentos morais do Yoga para a humanidade contemporânea, especialmente à luz  da crise global atual. Sei que moralidade  é um termo da moda (...). Talvez seja precisamente a visível ausência de uma perspectiva moral em nossa sociedade ocidental contemporânea que torna algumas pessoas intolerantes em relação à própria palavra. (...)
Eu gostaria de iniciar dizendo que o Yoga não deve ser medido pelo charme de suas posturas físicas espetaculares, ou os estados fabulosos de meditação, que produzem tanto fascínio em nós, nos tempos modernos. (...)
O cerne do processo do Yoga, que conduz o praticante de um estado de existência inautêntica até o ser autêntico, não é glamuroso e prossegue por meio da transformação gradual e silenciosa do corpo-mente de cada pessoa e de sua vida diária. Assim, a base de toda prática genuína de Yoga, como de qualquer outra disciplina espiritual no mundo, reside no campo do comportamento moral. É impossível ser um bom yogue ou yoguinī sem ser também um indivíduo moralmente maduro."
George Feuerstein, em "As virtudes do Yoga: antigos ensinamentos para esta época de crise global", pag  15 e 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário