20100815

Pró - frio


Mais uma onda de frio.

O frio é mais cruel quando não sabemos o que fazer com ele.

Além de roupas adequadas, podemos modificar nosso ambiente e nossa alimentação para que as mudanças intensas de temperatura para baixo não acabem com nosso bom humor.

Na prática, posturas em pé, torções, braços para cima, inversões.
Se um membro começar a formigar e 'dormir', melhor não permanecer, entrar e sair da postura.

No cotidiano, evitar ficar encorujado, mexa-se, se espreguice, isso ajuda a manter um maior relaxamento muscular, e músculo menos apertado esgana menos os capilares, o sangue flui e carrega nutrição e calor por todo o corpo. Prestar atenção nas partes do corpo que esfriam também ajuda: a atenção leva a consciência; 'iluminou', aquece. Respirar pelo nariz, um pouquinho mais lentamente, pra ajudar o ar a chegar limpo, úmido e bem aquecido nos pulmões.

No ambiente:
* cobertor por cima e por baixo: coloque um cobertor extra entre o colchão e o lençol;
* bolsa de água quente (ou similar) entre os lençóis, uns 15 minutos antes de se deitar.
*Não deixe a casa hermética mente fechada: deixe o sol entrar e o ar circular

Na alimentação:
* pimentas, gengibre natural ou seco com moderação no alimento, no chá;
* missoshiro, chás, sopas, água morna, salada quente crocante;
* muito líquido, que no frio podemos ficar desidratados com facilidade;
* suco verde. Aqui uma dica: quando esfria, tiro os vegetais da geladeira antes de dormir, para não ter que lidar com o caldo do suco gelado pela manha.

3 comentários:

  1. E OS PRANAYAMAS COMO FICAM? TAMBÉM AJUDAM BASTANTE A ESQUENTAR NÃO?

    OBRIGADO,

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    Prānāyāma pode esquentar, pode esfriar, pode refrescar. Por exemplo, se alguém faz Chandra Sodhana Prānāyāma e sente calor, num sei não, tem de dar uma espiada na vida da pessoa...

    Não incluí os prānāyāma-s pois este é um post genérico, são ações que qualquer pessoa pode fazer.

    Prānāyāma exige preparação física, por isso fortalecemos e limpamos o corpo (músculos, vasos, nervos) praticando āsanas por alguns meses antes de fazer prānāyāma; exige conhecimento e domínio das fases da respiração: puraka, bahya kumbhaka, rechaka, antara kumbhaka.
    Exige preparação psíquica, desenvolver atenção, exige propriocepção para executar o que é pedido e sentir e aceitar a resposta do corpo.

    O que tenho mais presenciado ao longo destes 8 anos de prática são pessoas que não sabem respirar: antes de ensinar prānāyāma, tem de ensinar a respirar parado, a respirar no āsana, a respirar na Vida.

    Dentro do meu entendimento, é irresponsável oferecer prānāyāma num post assim, for-all.

    Eu não dou prānāyāma em sala de aula antes de ter certeza de que os alunos-praticantes estejam preparados.

    Três (3) atitudes devem estar presentes antes de se fazer qualquer prānāyāma:
    1) Saber expirar, deixar sair. Se a pessoa não aprendeu a expirar, tem muita 'coisa velha' que precisa sair, para o novo poder entrar.
    2)Ter certeza de possuir um sistema nervoso forte e limpo o suficiente para suportar o novo aporte de energia, para não juntar energia que o sistema nervoso não suporta, que o corpo não suporta:a pessoa piora e fica mais nervosa e tensa, ou 'pifa', mal comparando, é feito ligar um aparelho elétrico 110v numa rede 220v.
    3) prānāyāma não é uma 'coisa' que se faz como se faz um asana ou se faz Yamas e Niyamas, é mais uma 'coisa' que a pessoa se coloca em atuação-atenção relaxada, se dispõe e se tudo der certo, acontece.

    O que todo mundo pode fazer é trabalhar melhor a respiração, que por si só já aquece pois relaxa a musculatura e faz excreção-nutrição, nessa ordem. Para isso, é interessante procurar uma pessoa que saiba desmobilizar os apertos toráxicos (além dos apertos musculares)enquanto conduz o incremento respiratório.

    Para quem gosta de 'se jogar' recomendo fortemente a leitura prática de :
    Respir-ações, de Philippe Campignion;
    Respiração: Anatomia - Ato respiratório, de Blandine Calais-Germain

    ResponderExcluir