20100913

DYS - 1.30 e 1.31

Os 9 obstáculos que impedem a caminhada no Yoga

Os nove obstáculos que aparecem na lista de Patanjali são:

doença

letargia
Devido aos excessos/faltas e percepçãos dos sentidos, como comer demais ou dormir de menos, clima frio ou pela natureza da mente que está lenta ou sente dificuldade em se manter em estado de relaxamento ativo.

dúvida ou incerteza da ação
Praticar Hatha Yoga vale a pena? Como vou continuar? Talvez eu deva procurar outro/a professor/a. Talvez eu deva fazer musculação/dieta/ginástica localizada/Kung Fu/Tai Chi/...

pressa ou impaciência
Busca imediata de resultados sem a compreensão através do veículo corpo-mente, desejo de aprender outros aasana-s sem ter compreendido e corporificado os aasana-s já propostos,desejo de fazer aasanas-s incompatíveis com o atual estado de saúde, gera tropeços, desgaste e estagnação por falta de análise e reflexão.

resignação, fadiga ou falta de entusiasmo
Talvez eu não seja a pessoa certa para fazer isso. Tive um dia muito cheio, estou sem energia e não vou praticar. Não consigo sentir. Não consigo fazer o que é solicitado. Não sei como fazer a ação com menos força, sem empurrar. Isso é muito difícil, não vou conseguir fazer isso.

distração
Os sentidos se tornam senhores do corpo e da mente, quando esta é que deve ser a origem da coordenação. Isso acontece de forma fácil e imperceptível, pois somos estimulados e treinados desde muito cedo a nos deixar levar pelos sentidos.

ignorância ou arrogância
Quando achamos que já sabemos tudo, que já atingimos o topo apenas porque tivemos um período de lucidez e tranquilidade.

incapacidade de prosseguir, falta de coragem, de interesse de tentar novamente
Quando achamos que demos um grande passo e percebemos em seguda que ainda não entendemos tudo. 'Para mim chega, eu pensei que era isso, que era assim assado, passei meses fazendo dessa maneira e agora é que o/a professor/a que fala que não é? Me sinto como um idiota, não vou continuar.

incapacidade de confiar em si mesmo, de ver-se como é, de se manter onde está
Quando nos supomos melhores do que realmente somos, ou quando chegamos num estágio e não conseguimos nos suster lá.


Vyadhi = doença
styana = preguiça mental, a ineficiência, a ociosidade procrastinação, embotamento
samshaya = Samshaya indecisão, a dúvida
pramada =  descuido, negligência
alasya =  preguiça, apatia, preguiça
avirati =  Sensualidade , apego, desejo, não abster-se 
bhranti-darshana = opiniões falsas ou percepção, a confusão de filosofias (bhranti = false; darshana = pontos de vista, percepção)
alabdha-bhumikatva = falhando em atingir estágios da prática, em manter o chão ou o embasamento já obtido (alabdha = não obter; bhumikatva = passo, estágio, chão)
anavasthitatva = Instabilidade , escorregar, incapacidade de manter ou sustentar
chitta-vikshepa = distrações da mente (chitta campo = mente;  Vikshepa = distrações, diversões)
te = eles são, estas são
antarayah = obstáculos, impedimentos


É interessante ter o mapa dos obstáculos, saber que a qualquer momento eles podem se colocar diante de nós. Se os conhecemos, podemos gentilmente saudá-los e deixá-los sair, ao invés de permitir que eles montem de cavalinho nas nossas costas. Neste caso, prevenir é a melhor atitude/postura. Nem todo praticante tem de lidar com todos os 9 obstáculos e eles não aparecem necessáriamente na ordem como foram apresentados.

Estes obstáculos possuem um espectro de natureza ampla: objetiva, como a doença( é impossivel esconder que se está doente) e subjetiva, como as diferentes dúvidas, a ignorância, e portanto, não se manifestam sempre de maneira prática, mas sempre provocam consequências físicas ou comportamentais observáveis. Como consequencia destes obstáculos surgem os sintomas como depressão, ansiedade, problemas físicos e dificuldades respiratórias.


Duhkha = dor (física ou mental)
daurmanasya = tristeza, desespero, desânimo, frustração, depressão, angústia
angam-ejayatva = tremores, movimento de instabilidade, tremores dos membros ou do corpo (anga = membros ou do corpo)
shvasa = Inalação, inspiração (o que implica a inalação irregular)
prashvasah = Exalação, expiração (exalação implicando irregular)
vikshepa = distrações
sahabhuva = correlaciona-se

Em nenhum ponto do caminho do Yoga devemos supor que nos tornamos mestres, mas saber que hoje estamos um pouco mais além do que ontem, e que amanhã almejamos estar melhores que hoje. Essa oscilação de nos sentirmos ou nos colocarmos em melhor ou pior são oscilações de sentimentos que vão e vem até que alcançamos o ponto onde não há melhor nem pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário