20101007

( DYS 1.2 ) - Nirodha?

No sutra 1.2, Patãnjali define yoga como a capacidade de permanecer em um estado mental específico, que ele denominou nirodha.

Vyasa, em seu comentário, discrimina 5 'tipos' de mente (como se fosse 5 modelos de um produto, 5 modelos de carro por exemplo, risos!), segundo o tipo e forma de coordenação da atividade mental. E nirodha é o estado mental mais harmonioso que a mente pode alcançar, segundo a concepção de Vyasa.

O nível 1 é chamado de ksipta (perturbado/obliterado): e pode ser comparado a um macaco bêbado, que pula e balança de galho em galho: pensamentos, sensações e percepções vão e vem, uma após ao outro, em sucessão vertiginosa, de tal forma que mal temos consciência deles e não é possível estabelecer nenhum fio de condução entre eles.

O nível 2 é chamado de muudha (aborrecido/desanimado): a mente se comporta como um búfalo pesado mergulhado na água que permanece no mesmo lugar por horas sem fim. 'Qualquer inclinação para observar, agir ou reagir praticamente desapareceu. Esse tipo de estado da mente pode surgir por muitas causas. Podemos nos sentir assim pesados depois de comer demais, ou como resultado de dormir de menos. Certos remédios podem causar este estado mental.' Algumas pessoas reagem assim quando se deparam com uma decepção profunda, quando não conseguem conquistar algo que era muito desejado. Este estado mental também pode aparecer em pessoas que, após muitas tentativas 'mal-sucedidas' de fazer algo na vida, desistem de tentar e não querem mais saber de nada.

O nível 3 é chamado de viksipta (distraído/disperso): Aqui há movimento mental, mas esse movimento é inconsistente e sem direção: a mente se depara com obstáculos e dúvidas, alternando entre saber o que quer e a incerteza, entre autoconfiança e insegurança.

O nível 4 é chamado de ekagrata (focado): mente relativamente clara, influenciada por poucas distrações. A mente tem direção e sentido, e pode progredir mantendo a atenção na direção e sentido da mirada. Este estado mental que exercita a habilidade de focar a atenção, é uma habilidade elementar para a meditação e o samadhi e corresponde a dhaaranaa. 'Praticando Yoga, podemos crias as condições que gradualmente conduzam a mente do nível ksipta ao de ekagrata.' ( T. K. V. Desikachar, em 'O Coração do Yoga'.)

Quando o estado de ekagrata ( coordenado é mantido constante e sem flutuações alcança-se o nível 5 chamado nirodha: a mente clara e capaz de manter pelo tempo desejado o foco designado da atenção. 'A verdadeira compreensão deste estado de espírito só vem através de práticas de meditação e contemplação, e não se trata de suprimir pensamentos, sentimentos e/ou emoções (que não é saudável!), pelo contrário, tem a ver com esse processo natural quando a mente está direcionada e torna-se progressivamente mais focada ainda conforme a meditação aprofunda. Não há repressão ou supressão dos padrões de pensamento, mas que a atenção se move para além do fluxo de impressões interiores.Nessa quietude profunda, há um controle sobre o processo da mente.É essa mestria que se entende por nirodha.' (Swamij)

Lucero: T. K. V. Desikachar, em 'O Coração do Yoga', Swamij

Segundo Desikachar, a maioria das pessoas se encontra com a mente no estágio viksipta.

Qual a utilidade de conhecer estes tipos de estados mentais?
Saber onde sua mente está agora indica como você pode chegar ao estado mental harmonioso, que (aparentemente) todos almejamos.
Ajuda a 'encontrar' a felicidade.


Swamij aconselha;
Observe e se torne (cons)ciente de seu estado ‘de espírito’(=tipo de mente) ao longo de todo  ou da maior parte do dia, do período em que se encontra ativo/acordado/com os olhos abertos: se tornr ciente, testemunha de seu estado de espírito geral.

Se questione:
* Qual dos cinco estados mentais predomina ao longo de cada dia?
O simples ato de identificar o seu estado mental típico é muito útil na evolução desse estado de espírito, e mais adiante, no progresso ao longo do caminho da meditação do Yoga.

Se sua mente está principalmente nos dois primeiros estados (ksipta ou muudha), como você pode utilizar a vasta gama de práticas de Yoga para trazer a mente ao estado viksipta e depois ao estado ekagra?
Como você pode usar outras práticas complementares ou terapias para ajudar neste processo?

Se a mente é viksipta: se sua mente está principalmente no estado viksipta, como você pode trabalhar com a concentração de suas práticas de forma mais completa para colaborar em direcionar sua mente em uma única direção e sentido, e alcançar o estado ekagra?

Se a mente é ekagra: se você é capaz de treinar a mente para estar em ekagra e, em seguida, como você pode intensificar suas práticas de modo a atingir vislumbres do domínio sobre a mente chamada nirodha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário