20101026

Pescado: As cadeias musculares e o Yoga


De fato todos sabem que as cadeias musculares* sao influenciadas por metodos como o RPG, mas e o yoga, ele influencia nas cadeias musculares*?

Cadeias musculares*- “É um conjunto de músculos de mesma direção e sentido que trabalham como um só músculo. São geralmente poliarticulares e se recobrem como telhas de um telhado” Françoise Mézières(1947).

Françoise Mézières, cinesioterapeuta francesa que trabalhava na alemanha,foi a primeira a falar sobre as cadeias musculares em 1950.

Leopold Busquet, fisioterapeuta francês que aproveitou os ensinamentos da Dra Françoise Mézières para criar o método Cadeias Musculares em 1987.

Phillippe Souchard,fisioterapeuta frances asociou-se à Mézières e hoje é reconhecido mundialmente como o criador do RPG como método em 1988.

Patandjáli (em sânscrito: पतञ्जलि , Patāñjali) viveu entre 200 a.C. a 400 d.C..Os Yoga Sutras compilados por Patandjáli provavelmente datam de 150 d.C.; formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosófia do Yoga e tem sido freqüentemente chamado de fundador da Yoga por causa deste trabalho; o Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.

Françoise Mézières, Phillipe Souchard e Leopold Busquet deixaram para nos fisioterapeutas o conceito por escrito de cadeias musculares e de como trabalha-las pra alcançar uma boa e saudavel postura com a reeducaçao postural. Pantajali nao usou cadeias musculares nas suas escrituras, mas isso nao significa que o yoga nao usa das cadeias musculares para reorganizar corpo e mente de um individuo! Eu disse mente sim, porque acredito que as nossas emoções tambem sao capazes de alterar a nossa postura!

Hoje quero mostrar pra vocês como o yoga influencia as cadeias musculares e proporciona a reeducaçao postural.

Iniciarei relembrando que a CADEIA MESTRA POSTERIOR é formada:

-Espinhais
-Pelvitrocanterianos
-Grande Glúteo
-Ísquio Tibiais
-Poplíteo
-Tríceps Sural
-Musculos Plantares


Existe uma postura (asana) no yoga chamada Adho Mukha Svanasana, essa postura é uma das mais usadas durante uma aula de yoga. Quando o praticante fica nessa postura existe tensionamento em toda a cadeia. Observamos o alongamento dos intercostais, diafragma, paravertebrais, isquiotibiais, gastrocnemio, sóleo, glúteo máximo, latíssimo do dorso e o redondo maior principalmente.

Adho Mukha Svanasana
Durante a execuçao desta postura se a cadeia posterior estiver encurtada e fraca o individuo alem de sentir dificuldade pra ficar na postura nao consegue completa-la de forma correta. Mas praticando essa postura o individuo irá sentir a transformaçao acontecer, e observará que a estabilidade e o conforto aumentam.

Mas para você sentir como a cadeia muscular posterior é alongada é preciso experimentar a postura com a ajuda de um profissional com formaçao em yoga.

Agora passando pra a CADEIA MESTRA ANTERIOR que é formada:
-ECOM (Esternocleidomasteoideo)
-Escalenos
-Corda Diafragmática
-Iliopsoas
-Adutores Pubianos
-Quadríceps
-Tibial Anterior
-Extensor Longo dos Dedos
-Extensor Longo do Hálux


Existe uma postura (asana) no yoga chamada Urdhva Mukha Svanasana, essa postura é uma das mais usadas durante uma aula de yoga. Quando o praticante fica nessa postura observamos o alongamento dos Ilíaco, Psoas maior, pectíneo, Adutor magno, Quadríceps, Tibial Anterior, Extensor Longo dos Dedos, Extensor Longo do Hálux principalmente.

Urdhva Mukha Svanasana


Deixo aqui uma breve demostraçao de duas posturas (asanas) que fazem parte de uma pratica de yoga regular. Mas lembrando que yoga nao é um simples alongamento ou exercicio é uma filosofia de vida, os asanas sao uma das oito partes que compoem o yoga, e se vc realmente praticar o yoga nao é somente o corpo que é trabalhado, mas a respiraçao, a mente e as emoçoes. E quando você chegar na mente e nas suas emoçoes você realmente consiguirá trabalhar mais a fundo a sua POSTURA!

O bom terapeuta de reeducação postural é aquele que consegue conciliar de forma congruente os diferentes métodos e princípios numa só intervenção de base centrada na pessoa. O bom terapeuta deve ter consciência da ambiguidade inerente aos conteúdos das diferentes técnicas e da ubiquidade procedente da tentativa de elaboração de um método de intervenção potencialmente ecléctico. Deve avaliar e reavaliar constantemente, puxar aqui, ajustar ali, corrigir acolá. E deve perceber que a postura é a personalidade do corpo.

ps: Se voce fisioterapeuta ou leitor ainda nao conseguiu visualizar a musculatura que esta sendo alongada nas duas posturas propostas Adho e Urdhva Mukha Svanasana, convido voce a experimenta-las com ajuda de um profissional com formaçao em yoga, so assim vc irá sentir onde realmente esta sendo alongado durante a realizaçao de cada postura proposta pra alongar cadeia posterior e anterior.

Negritos são meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário