20101025

Perguntas + frequentes: Respiração

Por que eu devo inspirar e expirar pelo nariz?

Inspirar e expirar pelo nariz exige mais coordenação neuromuscular sobre o processo respiratório, conscientiza do uso da musculatura que fazemos em cada fase da respiração. Sim, embora a fase de expiração seja considerada uma fase passiva, existe contração de um menor número de músculos do que na inspiração, que é considerada estatisticamente como a fase ativa da respiração (isso até você ficar de cabeça para baixo, e ter todas as suas 'certezas' neuromusculares subvertidas, rsrsrsrs!) Inspirar ou expirar pela boca engessa a caixa torácica, que de rigidez de caixa-caixão com no mínimo 40 superfícies articulares, não tem nada.

Falamos e comemos pela boca, respiramos (inspirando e expirando) pelo nariz.

Na pratica do Yoga é importante aprender a coordenar as diversas fases respiratórias (no Hatha Yoga usamos 4 fases, coordenadas paulatinamente a partir do domínio da expiração) pois conseguimos influenciar nosso estado mental através de práticas respiratórias diferenciadas conhecidas como praanaayaamas.

Se inspiramos constantemente pela boca, recebemos um ar mal preparado em nossos pulmões: o ar chega com temperatura e umidade inadequadas e não é filtrado.

Se expiramos constantemente pela boca, não temos um bom controle sobre a saída do sopro de nosso corpo, única e exclusivamente porque a boca é uma cano de saída com uma secção maior que o nariz e preparada com receptores sensoriais diferentes do nariz. Fazemos a expiração no modo automático, sem sentido, reforçando nossos condicionamentos físicos e mentais e a rigidez (emocional) do peito.

Quando inspiramos ou expiramos exclusivamente pela boca deixamos de dar informações importantes sobre a totalidade do estado fisiológico de nosso organismo, pois os terminais nervosos do nariz param de receber os estímulos/informações decorrentes da passagem do ar pelo espaço das narinas, consequentemente omitindo informações necessárias para o sistema nervoso e os centros de comando de resposta/coordenação de nossos sistemas fisiológicos passam a tomar decisões inconsistentes com o estado real ou veradeiro em que nosso organismo realmente se encontra.

Um comentário: