20090115

Āsanas: o foco e o instrumento


O motivo dos cursos de Hatha Yoga existirem é o intento das pessoas que procuram as aulas: praticar as posturas/ āsanas, ou como é voz corrente, 'fazer Yoga' orientadas e estimuladas por um instrutor/professor.

Quando usamos um método de aproximação para a prática das posturas do Hatha Yoga como o proposto por B. K. S Iyengar conseguimos ampliar nosso entendimento da totalidade corpo-mente no ato do asana e posteriormente, incorporar esse ajuste refinado à ação muscular e à coordenação motora necessárias para a entrada, permanência e saída de cada āsana proposto no decorrer de uma aula.

Essa ampliação da experiência sensorial, da qualidade e intensidade do movimento consciente é feita no mais das vezes pelo uso de uma fala que estimule a ação correta e alinhada desde o seu início até sua finalização, quadro a quadro, procurando tornar clara a sucessão das ações em cada parte do corpo-mente, da pele aos ossos, dos sentidos à imaginação, para favorecer ao aluno criar um filme repleto de estímulos sensoriais em sua mente da maneira ideal de se fazer cada āsana. Essa maneira de falar leva em conta os objetivos ou focos da prática do dia e a necessidade de entendimento e estímulo manifestada pelos alunos.

Outra forma de dilatar a percepção nos āsanas é fazer uso dos acessórios para definir melhor o alinhamento do āsana, para facilitar a experiência de fazer e aprofundar um āsana ou para diminuir o medo ou a ansiedade de fazer um āsana sem apoio. O uso dos acessórios permite um envolvimento integral do corpo, propicia sensações esclarecedoras intensas e profundas que de outra forma poderiam não acontecer; traz confiança e oferece a possibilidade de tornar a tarefa de fazer a postura mais leve e agradável, uma vez que é muito comum que as pessoas utilizem força de mais para fazer os movimentos necessários para a confecção de cada āsana ou que, eventualmente, se encontrem debilitadas para praticar fora do contexto que o uso de acessórios procicia.

Um outro ponto importante numa aula prática bem estruturada é a sequência de asanas propostas, onde o(s) āsana(s) precedente(s) prepara(m) para o(s) āsana(s) que segue(m) de tal maneira que, ao final da série de āsanas proposta, o aluno possa ter diante de si um panorama mais iluminado e enriquecido do todo corporal a partir do foco escolhido para a aula: existe uma história entremeada através dos tecidos do corpo, um encadear coerente de ações com começo, meio e fim.

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