20090130

O que diz sua mente?


O corpo diz sua mente.*

É sua mente que indica a direção para onde você vai, e o corpo a segue com alguma letargia.

Em parte isso é bom, já pensou se cada pessoa que fosse catar algo que está no chão ficasse deprimida? Ou se cada vez que algém espreguiçasse expandindo o peito sentisse um surto de euforia?

Por outro lado, ao olhar o corpo de outra pessoa, geralmente lemos informações do passado, como quando vemos o céu.

O sábio Vyasa descreve 5 tipos de estados mentais (do 'pior' para o 'melhor'):

  • Mudha ou aturdido: O estado mental chamado mudha mente é atônito, aborrecido, pesado, esquecido. É um estado mental entorpecido, que não permite interação.

  • Ksihipta ou turvo: O estado da mente denominado ksihipta é perturbado, agitado, inquieto, errante. A mente não se fixa, segue continuamente a torrente de pensamentos, se deixa envolver por eler num turbilhão que pode se tornar mais ou menos intenso.

  • Vikshipta ou intermitente: neste estado a mente alterna momentos de atenção com momentos de dispersão, onde a atenção facilmente sai do foco original. Não esta emersa num turbilhão de percepções nem alerta e focada num único ponto, e consegue permanecer por alguns instantes concentrada no objetivo, seja ele uma percepção, uma atividade ou meditação.
  • Ekagra ou focado: é o estado mental onde se consegue manter o fio de atenção ao longo das atividades cotidianas: a mente se ocupa apenas do que está acontecendo, do agora, sem flutuar entre a melancolia (revisitar o passado) e a ansiedade (pre-ocupar-se com o futuro). A pessoa com a mente focada está presente no cotidiano e participa das atividades volitivamente.
  • Niruddah ou centrada: neste estado, além de estar focada, a mente se livrou naturalmente de pensamentos ou percepções desnecessárias. É um estado difícil de descrever com pallavras, porém é perceptível pela prática regular de meditação, quando então pode ser coompreendido, vivenciado, percebido.

  • * Título de um dos livros publicados de Stanley Keleman, onde ele expõe o conceito chave do Princípio Formativo, segundo a visão dele: a vida se formando a si mesma com a solidificação da experiência subjetiva; o corpo como forma viva, cinética e emocional: a experiência individual humana manifestada na carne, corporificação construída ao longo do viver.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário