20090116

Relaxamento


A maioria das pessoas se diz ou pensa que esta relaxada a maior parte do tempo, porém testes científicos provam o contrário: a maior parte das pessoas está sempre tensa e não percebe (mais).

São três os tipos de tensões responsáveis pela sensação de angústia que as pessoas guardam em si atualmente: a tensão física, a tensão mental ou psíquica e a tensão emocional, que são a origem das doenças, inibições, complexos, tiques, neuroses, ansiedade, em fim, todo o time de distúrbios de saúde física e psicológica que flagela os humanos viventes no século XXI. (e que a indústria da doneça se esmera em rebatiza, esmiuçar, 'distinguir', reinventar)

Primeiro acomodamos o corpo em Shavāsana, que é uma postura que elimina ao máximo a possibilidade de estímulo sensorial. Shavāsana ou Mritāsana é a postura do cadáver, do morto, onde emulamos a atitude de um corpo sem vida ou inconsciente: deitados de costas com os membros inferiores e superiores alongados e com mãos e pés um pouco afastados um da outro, com as mãos entreabertas e as palmas para cima. Na foto no início do post, podemos verificar o quanto nossas mãos são estimuláveis, sensíveis e as mãos na postura Shavāsana recebem o mínimo de estímulo, e assim, a área do cérebro responsável pelo processamento sensorial e motor das mãos fica propícia à não-atividade.

A respiração naturalmente se aprofunda e se amplia, de modo agradável.

A mente é dirigida de uma sensação a outra, num circuito pelas partes do corpo, e se retrai naturalmente. É importante frisar que esse mecanismo de retração é da natureza da mente , tem por objetivo cessar a atividade da mente objeriva, essa que é ‘faladora’ no cotidiano, por onde os pensamentos correm em alta velocidade, onde o foco da atenção pula de um ponto a outro, onde assuntos se tornam recorrentes.

Durante o relaxamento podem surgir imagens, cores, sons, cheiros, sensações na mente e no corpo. São produtos dos conteúdos inconscientes reprimidos que vêm á tona e que não devem ser foco de atenção, de elaboração ou julgamento: devem sim ser observados à distância, sem envolvimento de quem está praticando o relaxamento. O relaxamento se intensifica e se aprofunda com o tempo de prática e então se torna mais eficiente para o repouso que muitas horas de sono.

Obs.: A foto que ilustra este post é do homúnculo sensorial e do homúnculo motor. Estes homúnculos refletem quantitativamente, em escala proporcional, o quanto do cérebro humano está dedicado às sensações e a motricidade em cada região do corpo. Quanto maior a parte do corpo, mais área cerebral é utilizada para o processamento do estímulo, mais refinada é a possibilidade de sensação ou de movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário