20090714

Espelho, espelho meu – Imagem e mensagem


Ou melhor, luz nos próprios olhos.

Quando praticamos sozinhos, estamos afinando a propriocepção.
Temos a oportunidade clara de nos corrigirmos, de irmos fundo nos nossos pontos nevrálgicos, de encararmos nossas dificuldades sem disfarces.
Para tanto, necessitamos de olhar e ver, literalmente.

Nas várias edições do livro ‘Light on Yoga’ (‘Luz da Yoga’- Edição resumida- Pensamento, entre outras) Iyengar recomenda que façamos os aasanas diante de um espelho cuja base está rente ao chão e perpendicular ao mesmo. Cabe lembrar que a primeira edição desse livro foi publicada no ano em que eu nasci, 1966, o que só lhe acrescenta méritos, a exemplificar as sequências de prescrições para distúrbios de saúde que se mantém ao longo de todo esse tempo.

Hoje, podemos contar com a popularização das tecnologias relacionadas com captação&exibição de som&imagem digitais.

A maior parte das pessoas possui câmeras digitais com cartões de memória com espaço suficiente para gravar um filme.
Esse recurso pode ser utilizado no aprimoramento da nossa propriocepção e por consequência, no aperfeiçoamento dos aasanas.

Podemos filmar toda uma sequência de aasanas, e depois analisar nosso desempenho, observar se as nossas referências sensoriais internas (por exemplo: o quanto sentíamos nossa coluna alinhada ou a que distância percebíamos uma certa parte do corpo de outra) estavam compatíveis com o que o podemos ver na tela de exibição (da câmera, do computador, da TV). Este processo requer concentração e memória, durante a prática, para que, depois, possamos nos lembrar das sensações que tivemos durante a prática, quando estamos nos assistindo em ação.

Outra forma de utilizarmos as tecnologias de captação&exibição de imagem&som digitais é quando além da câmera dispomos de um aparelho de vídeo ou DVD ou TV com entrada para cabo de áudio&vídeo; mais prático se o aparelho que vai disponibilizar a imagem possuir entrada extra, em geral frontal, para cabos de áudio&vídeo. Ou ainda, o conjunto câmera&tela do laptop ou microcomputador/PC.

Dessa forma, o conjunto câmera digital&aparelho de exibição de imagem (TV, Vídeo ou DVD) funciona como um olho eletrônico: podemos nos observar na tela durante a prática, lembrando que geralmente a imagem mostrada é ‘invertida’, quando comparada com a imagem vista pelo espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário