20090720

A luz dos olhos dos outros

Praticar com um ou dois amigos, pode ser uma boa alternativa para desenvolver o hábito de ter uma prática pessoal.

É importante que haja entre todos os participantes do grupo um firme propósito de manter a prática do dia-a-dia viva, presente e funcional, pois caso contrário ao invés de fazer os aasanas acabamos exercitando somente uma parte do corpo: a língua, e apenas a função da 'mente' popularmente conhecida como ‘fofoca’.

Reservar um local onde todos possam compartilhar o mesmo espaço físico ao mesmo tempo e manter a pontualidade são fatores importantes para o sucesso dessa empreitada.

Um ou dois amigos podem ajudar a manter a coesão do grupo, estimulando os outros participantes na manutenção da prática e evitado que a preguiça ocupe espaço.

Além disso, quando temos um parceiro ou dois, este(s) pode(m) nos ajudar nas correções assim como nós podemos ajudar a corrigi-lo(s) e dessa forma, todos tem a oportunidade de aprender observando um outro corpo e de exercitar a capacidade de perceber o arranjo corporal do(s) outro(s) e desenvolver a habilidade de comunicar para outras pessoas as ações externas e internas que percebe em si mesmo.

Com parceiros temos oportunidade de praticar os aasanas em dupla ou em trio, o que nos oferece uma outra perspectiva sensorial, outra camada foco ou camada de percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário