20090722

Gripe suína ( e outros bichos)



Tivemos um caso de óbito de gripe suína na cidade.

Se você está se sentindo bem, venha praticar.
Ao chegar no estúdio, mesmo que venha da sua casa, procure lavar as mãos.

Uma das maneiras de se escapar do grupo de risco é manter o sistema imunológico equilibrado, o que conseguimos com a prática regular do Hatha Yoga, porém caso sinta febre, não pratique em hipótese alguma.

Vale lembrar enfaticamente, para todo e qualquer caso de doença:

Não se auto-medique!
Não faça 'prevenção' tomando remédio por conta própria e por antecipação para não ficar doente!


Auto-medicação, além de causar efeitos colaterais danosos no organismo humano, pode favorecer o surgimento de novas linhagens de vírus (neste caso, ou bactérias) resistentes à medicação.

Não há dados reais sobre a letalidade da Influenza H1N1, portanto qualquer previsão, progressão, qualquer dado é obtido por hipótese através de modelos matemáticos, de projeções estatísticas.
Não há razão para alarme, apenas devemos ter cuidado e nos observarmos atentamente (atitude que deveríamos ter o tempo todo, não somente em período de epidemia ou pandemia.)

Sintomas:
febre acima de 38ºC, acompanhada de tosse, coriza, dores musculares e articulares, dor de cabeça, falta de apetite e também náuseas, vômito e diarréia.
E falta de ar e desconforto respiratório.

Prevenção:

  • lave as mãos constantemente, com água e sabão e se possível até o meio do antebraço (região entre os pulsos e os cotovelos) sempre que chegar ou sair de algum ambiente ou após contato com outras pessoas;
  • nunca divida utensílios: pratos, copos e talheres não devem ser compartilhados, ainda que em família (marido, esposa, filhos). Fora de casa, use utensílios descartáveis; no trabalho pode-se manter canecas ou copos 'permanentes', de uso absolutamente pessoal e higienizados constantemente.
  • cubra boca e nariz ao espirrar ou tossir. Evite colocar as mãos nos olhos e boca: levar as mãos ao rosto é a forma mais simples de contágio. Quando espirrar, use um lenço de papel, que você pode jogar fora depois;
  • evitar aglomerações;
  • manter os ambientes arejados, mesmo durante o clima frio


  • Se apresentar sintomas, procure o médico da unidade de saúde mais próxima, do posto de saúde, do programa de saúde da família, do convênio ou o seu particular para o diagnóstico/prognóstico, e não os hospitais.

    As pessoas que tem maior probabilidade de manifestar a gripe apresentam o sistema imunológico baixo ou deficiente: crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas em tratamento de câncer e AIDS/SIDA, transplantados. Fumantes também fazem parte do grupo de risco.

    O ministro Temporão fala sobre a gripe:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário