20090701

Vertigem



Por vezes, recebo alunos que se queixam de tonturas e se julgam portadores de labirintite. Alguns destes alunos inclusive deixam o curso de Hatha Yoga para ‘tratar do labirinto’ segundo a ortodoxia medicamentosa da medicina alopática.

Labirintite é uma enfermidade de rara ocorrência, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto.

No mais das vezes, os sintomas de labirintite são causados pelo alinhamento inadequado das vértebras do pescoço (veja/leia um estudo de caso de tontura cervical) que provoca a compressão da artéria vertebral, quer devido ao mau posicionamento das vértebras entre si, quer devido ao encurtamento da musculatura ou a tensão muscular na região do pescoço, ombros e articulação temporo-mandibular, quer devido à presença de processos degenerativos nas vértebras cervicais (bico de papagaio, hérnia de disco) que restringem o espaço reservado à artéria. O estresse também pode provocar sintomas de doenças de labirinto, bem como um sistema imunológico enfraquecido ou sensibilizado por medicação forte, por alimentação inadequada ou por períodos longos de doença.

O Hatha Yoga pode ajudar a corrigir os sintomas de doenças do labirinto cuja manifestação está relacionada com falta de espaço articular, estresse ou sistema imunológico ‘cansado’.

Leia mais sobre doenças do labirinto.
Vertigem - 200 dúvidas a respeito, tais como:


8. O que é labirintite?

O termo correto é labirintopatia, que é a afecção determinada por comprometimento do ouvido interno (labirinto). Labirintite seria a inflamação do labirinto, que é uma condição rara.


18. Um trauma no pescoço pode causar “labirintite”?

Sim, trata-se da chamada síndrome cervical, que se manifesta com dores na nuca, limitação dos movimentos do pescoço, formigamento nas mãos e sem dúvida o quadro de tontura. Pode ser decorrente da chamada síndrome da chicotada (whiplash injury) quando a cabeça faz um movimento rápido como um chicote, inflamatória, osteoartrites.


59. Quando viro rapidamente a cabeça ficou com tontura, qual o motivo?

Este tipo de sintoma, tontura ao virar rapidamente a cabeça, é muito comum na espondiloartrose cervial, (degeneração da coluna cervical, osteofitose marginal = “bico de papagaio” no jargão popular). A confirmação diagnóstica se faz com radiografia da coluna cervical e ecodoppler vascular das artérias vertebrais. Este quadro constitue a tontura cervical.


60. O que é tontura ou labirintopatia cervical?

A tontura cervical é causada pela compressão da artéria vertebral por osteófitos (popularmente, bicos de papagaio). Dessa compressão resulta a diminuição do fluxo sangüíneo para o tronco cerebral, e disso a vertigem rotatória. O diagnóstico é feito por radiografia da coluna cervical, ecodoppler arterial das artérias vertebrais e artériografia vertebral. O tratamento poderá ser conservador com fisioterapia ou cirúrgico com remoção dos osteofitos.

2 comentários:

  1. Gente eu me chamo Paulo Brankowski.Há dois anos atrás tive tonturas horriveis e cai quatro vezes.Tive sorte de não estar no momento andando de moto numa escada,nadando ou qualquer coisa assim.Fato é que fiz todo o tipo de exames e os médicos não encontravam o problema.Apesar de tomar alguns remedios,foi apos ler esta materia,e conversar com minha médica,que tentei fisioterapia,tipo:pressionar uma bola com a nuca contra parede e erguer~se na ponta dos pés.Com os braços esticados puxar uma haste tencionada por uma mola ou borracha tipo extensor,erguer peso pela parte de tras nas costas movimentando os braços no sentido vertial,mais ou menos seis kg.Deitar a cabeça para os lados alongando até dar uma ardencia ou estalar tambem é ótimo.Gostaria de agradecer pela dica pois se eu não tivesse visto esta postagem sobre vertigem eu não sei se estaria aqui agora!Obrigado,
    t

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      agradecida pela manifestação.

      Labirintite é doença de gente que já viveu muito, ou de pessoa que teve de se submeter à tratamento muito forte, como quimioterapia (o que não quer dizer que todo longevo ou remido de câncer terá labirintite).

      Um outro ponto que deve ser observado é que com o tempo,ou sob estresse, o ouvido interno pode 'desaprender' suas funções relacionadas com o equilíbrio. Daí a necessidade da reeducação corporal, que sempre leva em conta a re-estimulação sensorial.

      MaFê

      Excluir