20110603

Pergunta + Resposta + Réplica

Leia aqui


Sim, faço todo dia, em casa e se tem tempo 'livre'(entre uma aula e outra) no Studio também, para explorar as possibilidade do ambiente lá que é diferente da minha casa, sozinha ou com qualquer ser vivente e corajoso que me acompanhe ( e nessa hora eu não vou estar dando aulas, certo, vou estar 'me jogando' e o ser vivente idem.). Comecei a me mexer com 36 anos, antes não fazia nada, era difícil entender o corpo, sempre doendo (de fome, de TPM, de ficar com a bunda na cadeira, de ficar em pé, de ficar parado...) Dei 'sorte', comecei muito bem, com pessoas&professores ma-ra-vi-lho-sas. Não parei mais.

Comece praticando com alguém.
Dá para arriscar a fazer de ler ou ver no iutubi, mas respeite seus limites.
Eu tenho 2 práticas curtinhas que pretendo soltar na rede (enquanto o texto sobre a TPM está encantado...)

Qualquer Yoga depende muito de estudar e praticar sozinho.
Quem ensina e não pratica todo dia leva jeito de laranja madura na beira da estrada...

Hatha significa 'forte', vigoroso' é o Yoga que usa o corpo físico como instrumento de aprimoramento. Um corpo que dói e/ou está doente 'não deixa' que o dono dele medite; o Hatha Yoga prepara um corpo saudável e flexível para a meditação, para encontrar o Divino de cada um (En temps, chamo Divino  a parte não material de ser humano=pensamentos, sentimentos, emoções depois de alinhadas, educadas, produtivas, saudáveis.) Acredito que tenho sucesso ímpar estudando sozinha porque ralo muito e 'nasci' com um olhar que desvenda o movimento do ser humano. Esse olhar é +/- assim: eu vejo o movimento e entendo como ele é feito, que músculo entrou em ação ou não, por onde foi o peso, quanta força usou; eu posso não ter corpo ainda para fazer, mas sei explicar para qualquer um como faz. Como eu descobri isso? Eu não descobri, meus professores me alertaram sobre este olhar precioso e me instigaram a cultivá-lo. E eu estudo muito, ralo muito mesmo, sozinha que pouca gente acompanha meu ritmo, sempre estudei sozinha, aprendo qualquer coisa sozinha, só de olhar. Então tenho uma formação teórica e prática que pouca gente congrega.

Enton,
Tem muita linha de Hatha Yoga, umas com mais incenso, estatuetas e saris e outras com mais Yoga Sutras, como eu costumo dizer, rsrsrs. A que eu faço, tem Yoga Sutras e pitadas de educação somática, tradição (Método Iyengar) & contemporaneidade (Klauss, Bartenieff, Laban, Graham, Bertazzo). Então, se não gostou de uma linha, você pode tentar outra: tem Iyengar (a ‘minha’), Birkam, Hatha Clássico, Power Yoga, Asthanga Vinyasa, por exemplo. É bacana ter $aco de experimentar por uns 3 meses, pelo menos 2 vezes por semana, assim dá para formar opinião e ver (ou não) resultado.
Se resolver fazer, se joga, vai de peito aberto, não fica comparando, julgando, elocubrando, na hora da aula. Hora de aula é para se jogar.

O que me faz gostar do Hatha desse jeito é que me faz ficar comigo: sou muito agitada, faço um monte de coisas, penso o tempo todo (dá uma foooooomeeeeeeeeeee, dá um caloooooorrrrrr, dá dor de cabeça), sou altamente irritável/inflamável. Quando eu pratico (faço aasanas, praanaayaamas, meditação, yoga nidraa) eu fico relativamente livre dessa bagunça toda, eu descanso de mim mesma, fico fresca.

O que faz o Hatha Yoga diferente é a permanência; a permanência muda tudo, muda a fisiologia do corpo humano e isso não tem em nenhuma outra modalidade, por isso só o Hatha Yoga faz o que o Hatha Yoga faz.
A permanência muda a fisiologia de todo o corpo, dá tempo para a célula que está desbussolada se corrigir, dá espaço para desencaixotar, dá tempo de alterar a imagem ou o registro das células do corpo no cérebro, remove o estresse do mal, que na minha modesta opinião, são fatores estimuladores do adoecimento e do envelhecimento. E a permanência também desafia a sua mente (isso tem a ver com um dos mecanismos de controle da contração muscular, que é feito por sensores de tensão nos tendões). E o que para mim é o mais interessante de tudo isso, é que estes mecanismos são todos naturais da fisiologia humana.

Eu também estudo Flamenco, e neste caso faço aulas, porque não domino o repertório do Flamenco como domino o do Yoga (Brinco que o Hatha Yoga eu ‘lembro’ e o Flamenco eu tenho que aprender, risos!) O que tem estas duas modalidades tem em comum? Ambas descondicionam a mente, condicionam o corpo; o Flamenco tem até nome para o estado de samadhi que se pode alcançar através do baile, do cante e do toque:’duende’. A diferença? No Flamenco há um compromisso com a estética da dança, com o desempenho e principalmente com o ritmo; já no Hatha Yoga você tem todo o tempo do mundo e tem a permanência. Outras práticas corpantes afins: BMC, Dança Contemporânea, Dança Moderna, Dança Indiana, todas sem permanência, certo? E tudo com professor bacana, estudado e estudioso, certo?

A filosofia do Yoga:
moksha atha!=Liberdade agora!
(O resto é perfumaria, risos.)
A pessoa livre leva a vida leve.
Não fica marcada a ferro e a fogo pelo tempo.



A prática correta do Hatha Yoga baixa a velocidade de envelhecimento das pessoas porque baixa drasticamente o nível de estresse e de auto-estresse quase invisível que a pessoa se submete por falta de reflexão.:
O estresse de procurar uma atividade física para melhorar a saúde e machucar o corpo ao mesmo tempo, pois na maioria das modalidades de exercício físico, a dor muscular que vem depois é devido à privação e ao ferimento:
  • falta de nutrição ou combustível da célula muscular em movimento;
  •  rompimento das fibras musculares, que em tese,  fazem o músculo crescer. Então, a pessoa manda para o corpo duas mensagens antagônicas ao mesmo tempo, e depois não entende como é que desgasta! (Des)Gasta porque estressa!!

O Hatha Yoga não machuca, não priva, ao contrário, alimenta ( se o músculo atrofia por falta de alimento e movimento é justo que ele se tonifique e fortaleça pelo retorno da circulação local e pela intensificação progressiva e calculada do movimento) e cura, e por isso, não tem a capacidade de estressar, o corponectivo=corpo+mente não fica desgastado antes do tempo e por isso dá a sensação que o Hatha Yoga tem a capacidade de juvenescer.
.:.

'REJUVENESCIMENTO: Para aqueles que sempre recebem tal assertiva, do efeito rejuvenescedor do Yoga, com ceticismo e descrença, basta lembrar que, em todo aparelhamento elétrico, a velhice se caracteriza pela baixa voltagem. Assim se dá com as pilhas, os acumuladores, os transformadores, que, quando obsoletos, provocam baixas de tensão, os motores que por deficiência em isolamento concorrem para baixar a voltagem aplicada, os circuitos eletrônicos etc. Ora, se da prática yogui decorre a normalização da voltagem motriz de acionamento geral do corpo humano, comprovado como está pela uniformidade de batimento cardíaco e bem-estar geral, como não aceitar o seu efeito de freio sobre o processo de envelhecimento?
Nem nega a forma em arco da coluna vertebral como indicador "peso dos anos". Se o Yoga corrige tal postura, pela manutenção reta dorsal, como não aceitar seu efeito benéfico de conservador aparência jovem?'

Pag. 264 e 265 do livro 'Autoperfeição com Hatha Yoga', do prof. Hermógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário