20090227

Shavāsana



'Efeitos

O versículo 32 do capítulo l da Hatha-ioga Pradipika diz: "Deitar-se no chão, estendido como um cadáver, é a chamada Savasana. Remove a fadiga causada pelas outras asanas e induz a calmaria mental".

A [postura] Mrtasana é assim descrita no versículo 11 do capítulo 2 do Gheranda Samhita: "Deitar-se no chão (de costas), como um cadáver, é a [postura]chamada Mrtasana. Esta postura destrói a fadiga e acalma a agitação da mente".

"A mente é o senhor dos Indriyas (os órgãos dos sentidos); o Prana (o Sopro Vital) é o senhor da mente." "Quando a mente é absorvida, ocorre a chamada Moksha (a emancipação final, a libertação da alma); quando Prana e Manas (a mente) são absorvidas, segue-se uma inefável felicidade." (Versículos 29 e 30, capítulo IV, Hatha-ioga Pradipika.)

Dominar o Prana depende dos nervos. Uma respiração suave, constante, sutil e profunda, sem qualquer movimento irregular do corpo acalma os nervos e a mente. As tensões da civilização moderna resultam numa tensão nervosa para a qual a Savasana é o melhor antídoto. '

B. K. S Iyengar, em A Luz da Ioga, Ed. Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário