20090223

Pegada Geral


E aí, sua pegada é boa?

Você distribui de forma justa o peso do corpo em ambos os pés?

O desequilíbrio começa aí, com o hábito de escorregar o peso mais para um lado que para o outro. Faz um pé ficar escravo do outro, um pé servo de todo o corpo.

Só esse pequeno deslize já permite que apareçam desgastes, injúrias nas várias outras articulações que se erguem sobre os pés.

Em que região dos pés você apóia o peso?

Nos calcanhares?(turqueza)
Na borda interna (laranja)?
Na borda externa (azul)?
Nos dedos (verde)?

Nenhuma dessas distribuições está harmoniosa.

O jeito organicado (organizado + orgânico), somaticamente equilibrado é distribuir de forma equanime o peso de todo o corpo em ambos os pés, desenahndo linhas de contato entre três pontos de cada pé: calcanhar, metatarso do dedão e metatarso do dedinho (em vermelho) que repartem o peso corporal em frações equivalentes e estão igualmente apoiados sobre o chão. Os dedos não são responsáveis por carregar o peso do corpo e devem apenas ficar estendidos. O ideal é aprender a se equilibrar usando apenas estes três pontos de cada pé.

Como tudo nessa vida, gostamos de acreditar que nossa pisada é sempre a mesma, porém se observarmos nossos apoios variam ao longo do e dos dias, na mesma intensidade em que nos sujeitamos (ainda que inconscientemente) aos efeitos da tensão muscular/emocional/mental cotidiana.

Ao longo do(s) dias(s), arranje um tempo para andar descalço.

Observe qual parte(s) das solas de seus pés toca(m) o chão, qual delas toca primeiro, qual delas vem depois.

Observe em vários dias.

Contorne seus pés num papel a cada dia, ou em vários momentos do dia, delimite e preencha os pontos de apoio. Ou carimbe a sola dos pés (bem mais real, dá pra perceber bem a distribuição injusta do peso):


Pode fazer uma passadeira de papel kraft comprado a metro, com as pegadas contornadas e preenchidas ou carimbadas, assim tornará visível uma parte da linha do tempo da sua pegada, feito uma estória em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário