20081118

Estudar, aprender, reproduzir, copiar, observar, ensinar, criar...?


' Escrevi bastante, como se escreve um diário, dia após dia, anotando observações, questões, tentativas, resultados obtidos, reflexões e conclusões. Para ensinar precisei escrever e desenhar muito, organizando os cursos. Cem vezes sobre o papel reformulei minha obra. (...)

( Godelieve fala sobre a atitude de Campignion: ele diz de si mesmo) “ralei muito”; (Campignion) refez certos percursos, ampliou-os, não se contentou em aprender para reproduzir de modo idêntico o ensinamento recebido. Isso também deve acontecer nos cursos, em que o importante é não ser a fotocópia do professor ou imitar o guru. (...)


Prefácio de Godelieve para o livro ‘Aspectos Biomecânicos – Cadeias musculares e Articulares – Método G.D.S.’ de Philippe Campignion
Em itálico, acréscimos meus.

' Costumo ser indagado quanto a que exercícios devem ser feitos por uma pessoa que sofre deste ou daquele padecimen­to em particular. Não dou conselhos. Só digo: "Trabalhe para se livrar dos problemas". Conselhos não têm valor. Não posso recomendar exercícios determinados. Como saber o tipo de efeito que surtiriam? Eles precisam ser aplicados a cada caso em particular. Senão, seria como ler alguns livros para desco­brir que efeitos tem um certo medicamento, e depois ir à far­mácia, comprá-lo e toma-lo. '

B. K. S. Iyengar – A Árvore do Yoga
Foto: António

Nenhum comentário:

Postar um comentário