20081129

Massagem


O toque de um professor de ioga no corpo não é como o toque de uma massagem. E mais que massagem - é um auto-ajustamento que a massagem não consegue produzir. O efeito desse toque é permanente porque fazemos a pessoa entender de modo subjetivo o que está ocorrendo em seu corpo. Na massagem, você não pode fazer isso. Você usa força, e o efeito só é momentâneo. O princípio é o mesmo, mas o efeito não dura.

Vocês não devem misturar massagem com ioga. Se fizerem, bem-feito, um pouco de ioga e depois massagem, perceberão no dia seguinte o que aconteceu. Estarão esgotados fisicamente! A massagem relaxa, mas é um relaxamento forçado, que vem da manipulação externa. O ioga é alongamento - um alongamento que dá ao corpo liberdade para relaxar por si. Esse é o relaxamento natural.

B. K. S. Iyengar - A Árvore do Ioga – A eterna sabedoria do Ioga aplicada à vida diária, pág 79


Bem, não sei a repeito de qual tipo de massagem Iyengar se refere.

Já recebi vários tipos de massagem, todas elas relacionadas com técnicas de consciência corporal e que sempre trouxeram luz e novo entendimento sobre a textura e os limites de meu corpo. E em menhuma das vezes, prejudicou minha prática de Yoga (sadhana), muito pelo contrário.

Atualmente, recebo regularmente a Yoga-Massagem-Ayurvédica, desenvolvida por Kusum Modak, que foi aluna de Iyengar durante cerca de 20 anos.

É uma técnica de massagem que une o Yoga e a tradicional massagem ayurvédica, que trabalha de forma intensa e correta a direção óssea, o espaço articular e as cadeias musculares, usa de alongamentos e das trações baseadas no Hatha Yoga e no Método Iyengar onde o massageado permanece ativo e interagente na execução da massagem.

É profunda, tanto físicamente, onde ficam claros os volumes, a densidade e a interação de cada parte do corpo e a influência dos padrões da respiração entre as partes do corpo, quanto psiquicamente, onde podemos redesenhar o tamanho e os limites do Self, redefinir suas cores.

Benefícios:

Em nenhuma das vezes saí esgotada fisicamente, e as práticas de Yoga que fiz após receber a massagem, respeitando o tempo de 2 horas de repouso entre uma técnica outra (massagem e Yoga) foram profundas, das mais provocativas e perceptivas de todo meu sadhana.

Também fiz prática de Yoga antes de receber a massagem e não me senti exaurida depois, a massagem apoiou e reforçou a conquista e a conscientização dos novos espaços internos no corpo e na mente .


Alguém tem sabe se Iyengar mudou essa escrita?
Alguém sabe se Iyengar conhece a técnica da Kusum?
Ambos residem em Pune...

Nenhum comentário:

Postar um comentário