20081124

DYS - Samadhi Pada - Sutra 1.1


1.1 atha yoganushasanam
atha = agora, neste momento auspicioso; nesta transição/iniciação abençoada; com a preparação necessária para iniciar este estudo teórico e prático vultoso
yoga = união, jungir, da raiz iuj que significa aderir ou integrar, shamadi

anusasanam = anu + shasanam

anu = que pertence a uma tradição; que necessita de um preparo anterior
shasanam = instrução, disciplina ou formação baseada na transmissão oral ao longo de gerações, no vínculo vivo (= ativo, ardente, duradouro, forte, brilhante, aceso) entre professor e aluno.




Agora, que os ruídos do mundo perderam a graça,
toda pessoa preparada física e mentalmente
pode compreender e experimentar a vivência
(da tradição) do Yoga.
Atenção,
o Yoga acontece a cada instante
onde se está (no) presente
.’


O Yoga Sutra é uma compilação dos ensinamentos do Yoga Clássico atribuída a Patanajali, onde cada Sutra condensa num pequeno número de palavras uma instrução do Yoga cujo sentido é luminoso e atemporal. É um guia para toda pessoa que tenha apreendido que a agitação do mundo exterior não tem todas as respostas nem satisfaz por inteiro, e que queira meios práticos de reduzir ou eliminar o sofrimento que surge em face do que é percebido como dificuldade em relação ao mundo e a si mesma, e que por fim, almeje realizar plenamente o potencial humano nos planos físico, psíquico, espiritual (mundo interno) incluso na esfera das relações sociais e ecológicas (mundo externo).

A tradição afirma que a compactação do Yoga Sutra ajuda a memorização, uma vez que tradicionalmente o conhecimento do Yoga vem passando oralmente do professor ou mestre ao aluno ou discípulo. Essa forma de transmissão do conhecimento do Yoga e a dedicação de notáveis praticantes ao longo de gerações mantêm a vivacidade do Yoga. Outra forma de olhar a apresentação compacta do Yoga Sutra suscita a possibilidade da absorção do significado de cada Sutra pela meditação, onde então, seu significado intrínseco e profundo seria revelado a partir de um estado de Yoga.

Face a esse texto compacto e estrangeiro, registrado em outra língua não usual nem mesmo no país de sua cultura de origem, para não nos apropriarmos superficialmente do Yoga, devemos fazer uso de comentários e textos de mestres, autores e estudiosos consagrados que nos auxiliem na aproximação gradual até o cerne dos conceitos envolvidos em cada palavra e assim, seguir o fio de cada Sutra. Também parece prudente um estudo anterior dos aspectos culturais ao longo do tempo e do espaço que originaram a compilação do Yoga Sutra.

Devemos fazer essa aproximação intelectual cuidadosamente, lembrando sempre que o Yoga é uma prática fundamentada e sustentada na experiência direta, de modo que, apenas o estudo acadêmico do Yoga Sutra, como se fosse uma obra da filosofia ocidental, o tornará vazio, morto e simulacro de sabedoria. Melhor será ter o fio+guia, ou seja, o Yoga Sutra e um professor que exemplifique, auxilie e estimule os alunos de forma adequada para que estes não acabem emaranhados nos fios, e que possam inserir a prática dos ensinamentos do Yoga Sutra no contexto cotidiano.

O primeiro aforismo do Yoga Sutra é um convite à prática constante, a tornar-se uma pessoa que busca manter um estado de ausência de distrações e que afirma a cada momento do dia:
‘Preste atenção, o Yoga começa agora.’


Referências e Bibliografia Consultada

EHLERS, Lucia. O Yoga Sutra de Patañjali: Aspectos introdutórios. Prana Yoga Journal. n.008, p.92-97. ago/2007.

JNANESHVARA BHARATI, Swami. Yoga Sutras of Patanjali – Interpretative Translation.
Disponível em :http://www.swamij.com/.
Acesso em 17 março 2008.

KNAK, Jorge Luis. O primeiro Passo. 2004.
Disponível em: www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=397&secao=3047.
Acesso em 31 março 2008.

KUPFER, Pedro. Patañjali e o Yoga Sutra. Cadernos de Yoga. n.01, p.71-75. verão/2004.

KUPFER, Pedro. O Yoga Sutra de Patañjali: aforismos I:1 e I:2. Cadernos de Yoga. n.02, p.89-96. outono/2004.

A meta do yoga é realizar o potencial de cada um de nós dentro do seu contexto familiar ou social, na sua época.
http://www1.uol.com.br/vyaestelar/yoga.htm

Escrito em Abril/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário